O Congresso já têm as assinaturas necessárias para requerer urgência na apreciação do veto da presidente Dilma Rousseff (PT) a partes do projeto de lei que altera a divisão de royalties do petróleo no Brasil, o que poderá ocorrer já na próxima semana.
"Já temos mais de 50 por cento de assinaturas no Senado e na Câmara, o que é suficiente para a chamada urgência constitucional", disse o senador Wellington Dias (PT-PI), após se reunir com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e representantes de Estados ditos como não produtores de petróleo.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias
Segundo Wellington Dias, que é um dos principais articuladores para a aprovação do projeto, Sarney afirmou que a partir do momento em que receber o requerimento, estará autorizado a convocar o Congresso para apreciação do veto."Foi feito um apelo para que essa convocação ocorra ainda antes do recesso", afirmou o senador.
O Congresso vai entrar em recesso no dia 21 de dezembro e os trabalhos só serão retomados no ano de 2013.O senador afirmou que já foram recolhidas mais de 41 assinaturas no Senado e 257 na Câmara necessárias para o requerimento de urgência.
Para derrubar um veto presidencial são necessários 50 por cento mais um voto dos senadores e 50 por cento mais um voto dos deputados. A votação é secreta. Agora os parlamentares esperam que a votação entre em pauta nesta semana.
Com informações do Estadão.