Debate-se nas altas esferas do poder a possibilidade da redução do número de deputados federais do Estado do Piauí, que atualmente conta com 10 representantes na Câmara dos Deputados. Para o deputado federal Nazareno Fonteles (PT), que visitou Picos nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem se intrometido em temas políticos que são da alçada do Congresso Nacional.
“Judiciário não deveria se meter nisso, isso é decisão política. Não cabe ao juiz se meter, é aquilo que venho dizendo há muito tempo, é preciso puxar as orelhas do Supremo”, criticou o deputado.
Nazareno Fonteles levantou dúvidas ainda sobre a autoridade do Supremo Tribunal Federal quanto à tomada de certas decisões. “Os poderes são independentes, quem legisla é o Congresso. O Supremo não dá conta nem das ações que tem lá dentro, com 20 anos de ações que estão sentados em cima sem julgar. Que moral tem para estar se metendo nas ações do Congresso?”, indagou.
O deputado reconheceu, no entanto, que os políticos enfraquecem a própria classe uma vez que judicializam os processos eleitorais. “É aquilo que venho dizendo, é a cultura da subserviência ao poder mais atrasado e não eleito”, finalizou.