Matéria / Cidades

Convidados destacam potencial cultural em live com Araujinho

A terceira edição do Araujinho Live, projeto idealizado por Araujinho, realizada nesta quarta-feira (15), teve como tema, cultura

16/07/2020 | Edivan Araujo
Live do pré-candidato Araujinho / Foto: Ascom

A cultura tem um importante papel na sociedade quanto ao processo de criação e tradição passada de geração a geração. Além de proporcionar o acesso ao lazer e ao conhecimento, ela facilita o alcance a novas tradições e ideologias. É uma peça fundamental para fortalecer os aspectos e a identidade pessoal de um povo junto com as condições de bem-estar.

Araujinho, empresário

Pensando nisso, a terceira edição do “Araujinho Live”, projeto idealizado pelo empresário e pré-candidato Araujinho, realizada nesta quarta-feira (15), teve como tema, cultura.  

Fábio Novo, Secretário de Cultura

O bate-papo obedeceu todas as recomendações dos órgãos de saúde e contou com a presença do deputado estadual e ex-secretário de cultura do Piauí, Fábio Novo; a psicóloga, radialista e coordenadora do projeto Terapia do Riso em Picos, Graça Moura; e o ator e intérprete do personagem “Cumpadi Manelim”, Juscelino de Moura. Grandes nomes do meio cultural, que falaram sobre como fortalecer a cultura na cidade e com suas experiências e conhecimentos, enriqueceram o debate.

“Quando se fala em cultura a gente pode ver que é algo que não podemos viver sem. Uma sociedade que não tem cultura é uma sociedade cega, ela não vai chegar a lugar nenhum. É um assunto muito vasto, tem um conteúdo grande e substancial, mas que precisa de discussão. E nós discutimos aqui hoje, parte do projeto cultural de Picos. Com o nosso debate, procuramos passar para todos aqueles que nos assistiram, a importância da cultura para um povo”, disse Araujinho.

Graça Moura, psicóloga e promotora de eventos

O bate-papo transmitido pelo canal do empresário no Youtube e pelo Facebook /araujinhoLive foi sucesso de audiência, com mais de 400 visualizações e contou com comentários positivos daqueles que participaram.  

Segundo o deputado estadual Fábio Novo, “nós temos um celeiro muito grande de artistas espalhados por todo o Piauí. A grande missão é descobrir isso. Nesse momento a SECULT vai lançar um cadastro onde a ideia é ter o máximo do mapa cultural do Estado do Piauí, saber aonde estão os artistas e o que eles fazem, não só os artistas mas os equipamentos que tem e o que falta ainda nesses espaços. A gente conseguiu fazer muita coisa, recuperar museus, teatros, bibliotecas, abrir teatros também em cidades polos. Picos vai receber um teatro, as obras estão em andamento e agora com a liberação civil dos protocolos, nós vamos retomar a obra e isso vai ser muito importante porque vai ajudar inclusive a revelar talentos e fazer com que a cultura de Picos seja mostrada, além também de que através desse equipamento, se tenha um intercâmbio em trazer espetáculos que podem comungar com as pessoas e com os artistas locais”, falou ele.

Juscelino Moura, ator

Juscelino de Moura, graduado em Educação Física, artista e intéprete do personagem Cumpade Manelim cita que é preciso incentivos. “É preciso que se tenha atividades desenvolvidas como oficinas teatrais, oficinas de música que levem para a população, principalmente para os menos favorecidos, a oportunidade de poder aprender algo. Então que sejam oficinas na área da educação, do teatro e da dança”, disse ele.

A psicóloga Graça Moura destacou que cultura é vida. “É vida, é saúde e é importante pra tudo. Então esperamos que após esse debate, as pessoas compreenderam isso melhor”, falou Graça.

Por Isadora Freiras/ Ascom

Facebook