Matéria /

Maioria dos homicídios são causados por arma de fogo no PI, diz Sindicato

07/03/2013 |
/

De acordo com dados do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí(Sinpolpi) mais da metade dos homicídios ocorridos no estado são causados por arma de fogo e a maioria está ligada com o tráfico de drogas. Relatório do SINPOLPI de agosto de 2012 a janeiro deste ano aponta que houve 250 homicídios no Piauí, dos quais, 179 foram praticados com arma de fogo.

“Esses crimes estão interligados, tudo tem ligação com o tráfico de entorpecentes. É preciso repensar a estratégia de segurança no estado, porque o Piauí não é produtor de drogas e nem de armas. Nós, operadores da segurança pública, precisamos pensar o combate a esses crimes focando em reprimir de forma mais dura o tráfico de entorpecentes e de armas”, afirmou Francisco Costa, delegado de homicídios.

Segundo o Comandante do Policiamento da Polícia Militar em Teresina, Alberto Meneses, nos últimos meses a PM passou a realizar operações especificas para a apreensão de armas de fogo. Registros apontam que, em média, duas armas são apreendidas todos os dias no estado.

“O controle de arma de fogo é recente. É difícil determinar a quantidade de armas circulando no país, mas estima-se através de dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que no Brasil existem 120 milhões de armas circulando atualmente”, declarou.

O comandante explicou que no Piauí que, em 2012, houve um aumento nas apreensões de armas de fogo. De acordo com os dados da PM, em 2011, foram 245 apreensões que no ano passado subiram para 445.

 

Fonte: G1 Piauí

Facebook