Matéria / Cidades

Pio IX sofre com a seca e população precisa comprar a água para beber

03/04/2013 |
/

A estiagem que castiga o Piauí a quase três anos transformou a água em um recurso raro no município de Pio IX, localizado a 459 km ao Sudeste de Teresina. Enquanto as obras da adutora de Piaus não são concluídas, o abastecimento de água da cidade, que nos últimos meses tem sido realizado por meio de carros-pipas do Exército e da Defesa Civil do Estado, tem sido insuficiente, obrigando a população do município a comprar água para beber.

Em Pio IX, os poucos reservatórios que possuíam água propícia ao consumo humano secaram. O açude de Cajazeiras, um dos cartões postais da cidade, está contaminado por coliformes fecais, em condições impróprias para o uso humano. Atualmente, o município que possui mais de 80 comunidades na zona rural é atendido por menos de 30 carros-pipas, número insuficiente para garantir o abastecimento de água.

P2060793.JPGPoluição no Açude das Cajazeiras impede que a água seja utilizada para o consumo

Durante entrevista à equipe do 180graus, a prefeita Regina Coeli afirmou que a situação no município chegou a níveis tão críticos que a população é obrigada a comprar água mineral. “Infelizmente, essa é uma prática comum em nossa cidade. Essa é a solução encontrada por muitas famílias. Nós estamos buscando o apoio do Governo do Estado e de Brasília para tentar resolver essa situação”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Wellington Pedrosa, 15% das residências da cidade ainda não possuem cisternas, o que agrava ainda mais o sofrimento da população. “È realizado o sistema de rodízio em que o carro-pipa enche os reservatórios a cada dois meses e as famílias precisam fazer um esforço sobre-humano para conseguir economizar a água até que o carro-pipa retorne novamente”, disse.

A prefeita da cidade, Regina Coeli, declarou que a conclusão da obra da adutora de Piaus é uma esperança de melhorias no abastecimento de água, mas a obra irá beneficiar apenas as famílias que moram na sede, obrigando a população da zona rural a continuar convivendo com o drama da falta de água. A prefeita afirma que além da adutora, o município necessita ainda da construção da barragem do Estreito para resolver de vez o problema do abastecimento de água.

P3311630.JPG Regina Coeli cobra do Governo do Estado medidas para melhorar o acesso a água

“Esse é um sonho antigo. Só assim a população da zona rural poderá ter acesso a água de qualidade, acabando com o drama da seca. A situação é muito grave e as últimas chuvas não foram capazes de resolver a situação por completo. É inaceitável que Pio IX continue sofrendo sem água”, declarou.

Defesa Civil quer suspender abastecimento de água com carros-pipas na região
O secretário Wellington Pedrosa denuncia que a Secretaria Estadual de Defesa Civil determinou a suspensão do abastecimento de água nos municípios da região, como Fronteiras , devido as últimas chuvas que caíram. Mas o secretário alerta que o índice pluviométrico está bem abaixo do esperado e caso seja suspenso o abastecimento, a situação de algumas famílias que vivem na zona rural será agravada.

“A ordem é que fosse suspenso até mesmo o abastecimento aqui em Pio IX, mesmo com toda a dificuldade que enfrentamos. Mas como soubemos a tempo dessa medida recorremos a Defesa Civil e conseguimos evitar esse absurdo. Essas poucas chuvas não serão suficientes para amenizar a chuva na região”, comentou.

O município de Pio IX possui o total de 12 pluviômetros espalhados pela cidade que confirmaram que essa é uma das piores secas enfrentadas na região. A média de chuva esperada para esse período do ano é 500 ml, mas até agora foram registrados apenas 148 ml. “Em janeiro registramos 56 ml em média. Em fevereiro o índice ficou em torno de 27 ml. E no mês de março ficamos em 65 ml. Mais isso é insuficiente”, declarou.

Publicado Por: Lídia Brito

Facebook