Matéria /

‘Não podemos afastar a população da política’, diz presidente da OAB

26/06/2013 | Edivan Araújo
/

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional Piauí, Willian Guimarães, afirmou na manhã desta quarta-feira (15) que um dos problemas principais do país não é a falta de leis, mas sim a não aplicação das mesmas. Com isso ele afirmou que a OAB está tentando colaborar criando o projeto de lei de iniciativa popular.

O referido projeto foi discutido durante reunião que aconteceu na última segunda feira (24) no Conselho Federal da Ordem, em Brasília. Durante entrevista concedida ao programa Bom Dia Meio Norte, ele lembrou que para se tornar lei é preciso da assinatura de 1% dos eleitores do país, o que representa 1,6 milhão de assinaturas.

“Não podemos afastar a população da política. Temos que ter a participação direta e uma forma é com esse projeto de lei. Não vai ser uma proposta apresentada por deputado, senadores ou pela presidente, mas pela população”, informou o presidente da OAB-Piauí.

“Um dos principais focos será sobre a limitação de doações nas campanhas. A Pessoa Física passaria a doar somente R$ 700,00 e a pessoa jurídica ficaria impedida de fazer doação”, explicou o presidente da seccional Piauí. Com essa atitude eles acreditam minimizar os problemas das doações milionárias para campanha, ou até mesmo ilegal. 

Outro ponto levantado é com relação a escolha de deputados. “A população votam e um candidato, ele é eleito e leva outros, mas tenho certeza que o eleitor que votou naquele candidato não queria levar o outro. Isso precisa mudar”, conclui o advogado ao falar sobre a reforma política.

Fonte: Portal Az

Facebook