Matéria / Geral

PI: umidade do ar chega a 11%

03/10/2013 | Edivan Araújo
/

Durante o período do B-R-O-Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro, são comuns altas temperaturas e queda na umidade relativa do ar, o que torna o tempo seco e contribui para o aumento da sensação térmica. Em Teresina, umidade do ar chegou ao índice crítico de 15% nesta quinta-feira (03) e em alguns municípios do Centro-Sul do Estado como Caracol, Bom Jesus e Canto do Buriti e Floriano, esse valor caiu para 11%.

A alta de temperatura vem acompanhada também do aumento na incidência de raios ultravioleta. Esse índice, segundo a meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Sônia Feitosa, chegou à casa dos 14. Para ela, são números alarmantes até para Teresina que já possui histórico de altas temperaturas ao longo do ano.

“Nos horários entre 11 e 16 horas, a incidência de UV’s chega a 14 em alguns locais, o suficiente para causar queimaduras na pele, mas o horário de maior perigo está entre as 11 e as 13 horas. É o intervalo em que a os raios podem causar câncer de pele, quando eles incidem verticalmente sobre a Terra”, diz.

Em relação á chuvas, a meteorologista afirma que elas podem voltar a cair mais na região Sul do Estado e mais para o fim do mês, quando há formação de nuvens e a incidência de raios UV tende a diminuir um pouco. Em consequência, a umidade relativa do ar pode sofrer um aumento mínimo. “É um processo gradativo que deve evoluir a passos lentos pelo menos até dezembro”, pontua. Sônia Feitosa informa ainda que a variação de temperaturas, umidade e radiação permanece quase imperceptível ao logo deste mês de outubro. 

Fonte: Portal O Dia

Facebook