Matéria / Geral

Médicos cubanos podem perder registro com a aprovação de MP

11/10/2013 | Edivan Araújo
/

O texto da Medida Provisória 621, que cria o Programa Mais Médicos, foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta- feira (9). A votação dos destaques e das emendas que irão alterar o texto original foram ajustados e postos em conversa com o as entidades médicas representativas e os deputados governistas. Para o Conselho Regional de Medicina do Piauí, o resultado das negociações irá traçar um melhor direcionamento para a forma como os médicos intercambistas poderão atuar no Estado.

O relatório aprovado previa que o estrangeiro não precisaria revalidar o diploma nos três anos do programa e no primeiro ano da eventual, porém uma emenda aprovada pelo Plenário nesta quarta restringiu a dispensa de revalidar o diploma aos três primeiros anos. O CRM-PI promete maior fiscalização nos trabalhos dos médicos cubanos em todo o Estado. Para o presidente do Conselho, Emanuel Fontes, “ainda está muito prematuro para que seja feita uma avaliação”. “Sabemos que nestas regiões o médico não terá condições de realizar nem os procedimentos básicos, como prevê o programa, além de provocar um gargalo nas especialidades médicas”, relata.

Outro ponto defendido por Emanuel Fonte é a aprovação imediata do Plano de Carreira Médica, emperrado há mais de três anos no Ministério da Saúde, que pretende fixar médicos nos rincões do país. “O problema é que muitos médicos ainda querem trabalhar em regime de produtividade e não têm interesse em trabalhar somente no Sistema Único de Saúde por conta da falta de condições de trabalho que lhe é oferecida”, frisa o representante afirmando que é preciso, junto ao Mais Médicos, que se ofereça uma boa proposta salarial e de estrutura  de trabalho para que os médicos possam ir para as regiões mais precárias, e posteriormente, resumirem sua atuação apenas ao serviço público.

 

Fonte: JORNAL O DIA

Facebook