Matéria / Politica

Deu na Folha: Piauí e mais 12 estados fecharam 2013 com rombo nas contas

18/02/2014 | Edivan Araujo
/

Em metade dos Estados da Nação e no Distrito Federal, os gastos excederam as receitas de 2013. Entre eles está o Piauí, com rombo de R$ 424,9 milhões, que corresponde a -1,49% do PIB-Produto Interno Bruto. O motivo seria o grande endividamento dos Estados, que incentivados pelo governo de Dilma Rousseff (PT), realizam empréstimos.

Essa é uma estratégia para elevar os investimentos em infraestrutura, mas o que tem se visto é muito gasto e pouca infraestrutura de fato. Da atual safra de governadores, só 2 haviam terminado o primeiro ano do atual mandato com deficit fiscal, o número saltou para 8 em 2012 e 14 em 2013, conforme levantamento.
A rápida deterioração resulta de uma estratégia adotada nos últimos dois anos por Dilma Rousseff para elevar os investimentos em infraestrutura, visando a Copa do Mundo. A União autorizou os Estados a ampliar seu endividamento para financiar obras de transporte, saneamento, urbanismo e habitação, e o BNDES elevou o crédito para os governos regionais. O governo do Rio de janeiro é o mais endividado.

A piora das contas dos Estados deve afetar o superávit primário e espera-se que agrave-se em ano eleitoral. Toda essa gastança governamental alimenta o consumo e, em consequência, os preços. Resumo da ópera: muito gasto, pouca infraestrutura de fato, e a inflação nas alturas.

Fonte: Com informações de Folha de São Paulo

Facebook