Prefeitos das cidades de Tanque do Piauí, Francinópolis, Várzea Grande, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Regeneração e Arraial foram convocados ontem para participarem de uma reunião onde assinarão o acordo para resolver áreas de conflito de divisão territorial.
A assinatura deverá ser feita agora, com a conclusão do trabalho da equipe técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outros representantes da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa (Cete). Também participam da comissão representantes do IBGE, do Governo do Estado, dois deputados estaduais, Tribunal de Contas do Estado, Crea-PI, Associação dos Engenheiros Agrimensores e Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais.
A Cete foi criada no ano 2000, através de lei estadual, a exemplo das demais Assembleias Legislativas para corrigir litígios entre os municípios. A comissão é presidida pelo deputado Antônio Félix (PSD).
De acordo com informações da Comissão, foi constatado conflito em 40% dos 224 municípios piauienses, desde a instalação da Cete. Além das prefeituras citadas, também está convocado o prefeito de Arraial que tem limite territorial com o município de Regeneração; Tanque do Piauí, Cajazeiras do Piauí e Francisco Aires.
O prefeito de Francinópolis deverá comparecer para assinar o termo de acordo. Esse município limita terras com a cidade de Elesbão Veloso. Barra D’alcântara, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Regeneração também devem comparecer à Alepi para oficializar a mudança.
Fonte: Portal O Dia