Matéria / Politica

Deputado cobra do Governo fonte de financiamento para o Luz para Todos

02/04/2014 | Edivan Araujo
/

O deputado federal Júlio César (PSD) ocupou a tribuna da Câmara para cobrar uma nova fonte de financiamento para o “Programa Luz para Todos”. A cobrança foi feita depois que o parlamentar se reuniu, juntamente com a bancada do Piauí, no Ministério das Minas e Energia, e o ministro Edison Lobão. 

Na ocasião o ministro disse que a Eletrobrás estava sem "caixa" para fazer a universalização do programa federal no Estado do Piauí e que hoje, pelos cálculos do governo – e eles podem ser maiores, por estarem defasados –, seriam necessárias ainda ligações em 17 mil residências para chegar à totalidade de casas. 
As causas da falta de recursos para o Programa 
“Nós fomos lá nos queixar do Programa Luz para Todos, que já era para ter sido universalizado, que tinha fonte de financiamento, através da Reserva Geral de Reversão e também da CCE, e que foi zerado para segurar a conta de luz”, explica o parlamentar o motivo do encontro e da falta de "caixa". 

“Que aconteceu? É importante segurar a conta de luz, não a aumentar, mas fazer isso acabando com um programa tão importante como o Luz para Todos também eu não concordo, porque todo o programa social, quando há alguma renúncia, o Tesouro paga. Foi assim com as empresas, quando desoneraram a folha de pagamento para segurar o emprego, algo muito oportuno — o Tesouro está pagando”, complementou. A mesma posição o parlamentar teve durante a reunião fechada com o ministro.

“Nós queremos que apareça outra fonte de financiamento, através do Tesouro, para universalizar o programa Luz para Todos no Piauí”, cobrou. A solução apontada pelo ministro durante a reunião foi um empréstimo a ser feito pela Eletrobrás. 

“O Ministro diz que está saindo um empréstimo através da Caixa Econômica. Que saia logo, que dê continuidade a esse programa e que universalize”, disse, também da tribuna. 

A Caixa Econômica é o mesmo banco que este ano está com dificuldades em pagar o Minha Casa Minha Vida. E que de 2012 para cá, mudou seu foco. Alterando de oferecimento de crédito para a captação. O que reforça o trocadilho de que a Caixa está realmente mais Econômica.

Reclamações das faltas constantes de energia 
Durante a reunião o deputado Júlio César também cobrou providências paras as constantes faltas de energia no Estado, quase uma normalidade, pelos padrões do serviço oferecido. A mesma reclamação foi reforçada da tribuna da Casa. 

“Nunca na história do Piauí faltou tanta luz. Basta começar a nublar. Quando começa a cair os primeiros pingos falta luz. E para voltar, às vezes, passam 24 horas, 48 horas, 72 horas para restabelecer o abastecimento de energia”, tascou.

Fonte: Portal Az

Facebook