Matéria / Geral

Piauienses articulam manifestação contra STF durante Marcha dos Prefeitos

08/05/2014 | Edivan Araujo
/

A XVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 12 a 15 de maio, terá uma das maiores representatividades piauienses da história. Mais de 100 gestores do Piauí, incluindo prefeitos e assessores, já confirmaram presença no evento, quando apresentarão a pauta de reivindicações construída durante os vários encontros promovidos pela Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Segundo o presidente da APPM, Arinaldo Leal, essa será uma das Marchas mais fortes para os municípios piauienses, pois todo um trabalho prévio foi realizado mobilizando prefeitos, diversos órgãos e a bancada federal do Estado.

“Temos que resolver de uma vez por todas a questão dos royalties, que há mais de um ano vem sendo protelada pela Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que prejudica profundamente os municípios, principalmente os mais pobres como os nossos”, destaca Arinaldo Leal. O presidente esclarece ainda que a APPM sugeriu à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a realização de um protesto em frente ao STF, caso o impasse não seja solucionado até lá.

Outras questões como o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a reformulação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que não financia mais a educação nos municípios de maneira satisfatória, e outros temas serão levadas a debate nas reuniões com as bancadas, no Senado, na Câmara e no encontro com os presidenciáveis, inclusive com a presidente Dilma Roussef, previsto para a quarta-feira (13), ás 9h.

“Queremos que o Governo Federal veja que os municípios são um ente importante da estrutura da República Brasileira. Estamos vendo a própria presidente cair nas pesquisas de reeleição, isso é uma demonstração do descontentamento de todos, principalmente da causa municipalista, queremos que ela se retrate com nossos municípios”, finaliza Arinaldo Leal.

Fonte: Portal Az

Facebook