Matéria / Geral

Pesquisa revela que mulheres têm maior participação no agronegócio

16/05/2014 | Edivan Araujo
/

O perfil do produtor rural tem se modificado muito ao longo dos anos e dentre as principais mudanças, está a participação da mulher à frente do comando das propriedades. O dado foi divulgado na quarta-feira (14) pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) e faz parte da 6ª Edição da Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro. 
Para o estudo, foram entrevistados 2.581 pessoas, de forma presencial, com propriedades de pequeno, médio e grande portes e os responsáveis pela compra de insumos, implementos, maquinários, medicamentos e muitos outros itens, de acordo com padrão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
O objetivo principal é identificar o perfil do produtor rural, nos setores de produção agrícola e pecuária do Brasil. Segundo diretor Administrativo e Financeiro da ABMR&A, Ricardo Nicodemos, no último estudo, realizado em 2003, apontava que 97% dos responsáveis pelas compras e administração das propriedades rurais onde foi realizada a pesquisa eram homens, enquanto que as mulheres representavam apenas 3%. “Nesse novo estudo, de 2013/2014, a participação da mulher, como líder e em cargo de comando saltou para 10%”, disse Ricardo Nicodemos, ressaltando que esse tem sido um grande avanço para a classe feminina. 
Ainda de acordo com os dados do estudo, a idade média dos responsáveis pelas propriedades é de 48 anos, mas com grande incidência acima dos 40 anos.
Confira mais informações na edição de hoje (16) do Jornal O Dia

Fonte: Jornal O Dia 

Facebook