Durante discurso proferido em Parnaíba, no litoral do Piauí, nesta sexta-feira (16), a presidente Dilma Rousseff anunciou a chegada de mais 44 médicos pelo Programa Mais Médicos e o pleno atendimento da demanda apresentada pelos municípios do estado.
“A questão da saúde não é negociável. Aqui no estado do Piauí foram pedidos 317 médicos para 148 municípios. 66% das cidades do estado pediram médicos. Hoje, nós temos 273 desses profissionais em atividade trabalhando de segunda a sexta-feira. Mais 44 estão chegando até o final desse mês para que a gente cumpra 100% da demanda dos municípios”, afirmou a gestora, que além da cidade litorânea, onde entregou 982 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, esteve em Teresina participando da entrega de diplomas a alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).
A presidente voltou a defender o programa, afirmando que ele forma a base para uma mudança significativa no sistema de saúde do Brasil. “Não sei se vocês sabem, mas 80% dos problemas que alguém tem são solucionados em um posto de saúde, isso se tiver um médico nesse posto. Nós fizemos uma conta e vimos que faltava médico na atenção básica. Quando não temos esse profissional no postos, ele vai para a UPA ou Hospital e provocam a superlotação. Com o Mais Médicos, nós iremos descongestionar o atendimento”, disse.
Visita ao Piauí
Dilma Rousseff esteve em duas cidades no Piauí nesta sexta-feira (16). Pela tarde, a presidente participou da entrega de diplomas a 1.300 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).
Em Parnaíba, Dilma entregou as chaves para as famílias sorteadas com unidades de três empreendimentos: Esplanada do Rosápolis 1, Caminho do Rosápolis 1A e Caminho do Rosápolis 1B, no bairro Rosápolis. Após a entrega, o local passará a ser chamado apenas de Residencial Dom Rufino. Esta foi a terceira visita da presidente ao estado e a primeira à cidade.
Fonte: G1 Piauí