O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) anunciou, em entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira (02/06), em seu escritório político, zona Leste de Teresina, a sua decisão de que realmente não é mais pré-candidato a governador do estado.
Marcelo Castro deixou clara a sua revolta e considera-se injustiçado. Lembrou do que já fez durante todo o tempo em que foi deputado federal e militante do PMDB, citando inclusive suas eleições para deputado federal, quando foi o mais votado por seis eleições consecutivas.
Ele vai ser candidato a reeleição a uma vaga na Câmara Federal. Marcelo castro falou sobre "ética" e "altivez" e deixou bem claro que "é preciso respeitar as pessoas", num claro recado dado ao governador e agora pré-candidato a reeleição Zé Filho (PMDB), o grande causador de todo esse imbróglio.
Por fim elogiou o ex-prefeito Silvo Mendes (PSDB), que agora coloca seu nome como pré-candidato a governador, e foi duro ao dizer que desde que o seu partido assumiu o Governo do Estado "tudo piorou". Marcelo Castro disse que sai de uma situação "insuportável".
VEJA TRECHO DO QUE DISSE MARCELO
"Caros amigos, venho a público neste momento para comunicar a minha decisão de desistir da minha pré-candidatura ao Governo do Estado do Piauí. Há 32 anos trabalho por melhorias em nosso Piauí. Fui presidente do Iapep e secretário de agricultura e muito fiz pelo nosso Estado. Nunca tive vaidade. Enquanto estive na gestão desses órgãos, trabalhei em projetos importantes para o crescimento do nosso Piauí, como as melhorias do Plamta e também a implantação da Cajucultura e defensor da divisão igualitária dos royalties do Pré-sal. Quero deixar registrado todo o meu respeito e admiração pelo Sílvio Mendes, que esteve ao meu lado firme e honrou seu compromisso comigo até o último momento. Apoio este que não tive dentro do meu próprio partido, PMDB. Portanto, seguirei trabalhando como Deputado Federal e quero dizer que estou ao lado do doutor Sílvio Mendes".
LEIA A ÍNTEGRA O DISCURSO DE MARCELO
CONFIRA COMO FOI A COBERTURA EM TEMPO REAL
13h23ÂÂ - Após Marcelo anunciar que dará apoio a Silvio, um grupo com cartazes entrou na sala do diretório, manifestando-se a gritos de "O Povo não tem senhor, Sílvio Governador".
13h20 -ÂÂ Marcelo Castro confirmou que irá disputar nas eleições, a reeleição para deputado federal, e garantiu que caminhará junto de Silvio Mendes.
13h13 -ÂÂ Marcelo abre o discurso e confirma que desiste da candidatura a governo do Estado.
13h11 -ÂÂ O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, chega e é bastante aplaudido.
13h09 -ÂÂ Junto com Marcelo Castro, alguns partidários vieram trazendo cartazes com frases como "A vaidade conduz os despreparados a decisões desastrosas" e "Apoio se conquista não se impõe".
13h07 -ÂÂ O deputado Marcelo Castro acaba de chegar acompanhado do deputado Julio Cesar e dos filhos.
13h05ÂÂ - Entre os políticos já presentes no escritório do deputado Marcelo, para a entrevista, estão o vereador Edson Melo (PSDB), Robert Rios (PDT), e Roncali Paulo.
12h48 -ÂÂ Muitos políticos e membros do PSDB e PMDB, já estão reunidos no escritório do deputado Marcelo Castro, no bairro Jóquei. A movimentação é intensa no local desde 12h. a imprensa está reunida em uma sala aos fundos do prédio. Sobre a mesa da coletiva, uma bandeira do Piauí e outra do Brasil.
Foi montado ainda um tripé com um cartaz que traz os dizeres: "Que homem é o homem que não luta por um mundo melhor?".
Além da presença do deputado Marcelo Castro, é aguardada ainda a chegada do ex-prefeito Silvio Mendes.
REPÓRTERES:Manoel José, Apoliana Oliveira e Victor Costa /180graus