Matéria / Geral

Fundação Cepro realiza pesquisa sobre a região dos Cerrados piauienses

12/06/2014 | Edivan Araujo
/

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) realizou uma pesquisa inédita sobre as potencialidades econômicas da região dos Cerrados piauienses. A pesquisa, que tem por título Cerrados Piauienses, estudo e analise de suas potencialidades, foi elaborada durante 12 meses e tem o objetivo de ser um guia econômico, social e de características geográficas para orientar futuros investidores
De acordo com o coordenador do Projeto, Romildo Wilson, a pesquisa é a mais importante já realizada pela Cepro nos últimos anos.

“Essa pesquisa é a mais importante que o Centro já realizou nos últimos anos, até porque o objetivo da Cepro é desenvolver pesquisas técnicos cientificas e ajudar no planejamento do Governo do Estado e é justamente esse o objetivo desta pesquisa”, disse.

O coordenador também afirmou que esse foi o primeiro trabalho feito com o viés econômico sobre os Cerrados, se tornando assim uma pesquisa inédita no Brasil.

“O grande diferencial dessa pesquisa, foi o fato de abordarmos as características físicas e sociais atreladas ao desenvolvimento econômico do estado. Em 1992, foi realizada uma pesquisa também sobre os Cerrados, porém retomamos com o objetivo de mostrar o impacto da riqueza dos Cerrados, em relação benefício da comunidade da população, tentando verificar se a população tem ou não sido beneficiada com toda riqueza, ou seja, é um trabalho socioeconômico”, disse Romildo Wilson.

Por mostrar os diversos aspectos físicos e sociais dos Cerrados piauienses, a pesquisa também é usada como um instrumento para atrair novos investidores, que já podem saber de antemão as potencialidades da região.

Cerrados
De acordo com a pesquisa realizada pela Cepro, os Cerrados correspondem ao segundo maior bioma do país, sendo o piauiense o quarto mais importante no contexto nacional. Possui uma área de 11,5 milhões de hectares, representando 46% do território estadual e sendo a uma das fronteiras agrícolas de maior crescimento econômico do Brasil, atraindo assim investidores de diversos estados.

A região vem evoluindo a cada ano na arrecadação do ICMS, tendo arrecadado em 2012 R$77.530.693,35. Os principais municípios na geração de impostos são: Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Golçalves e Santa Filomena.

Bom Jesus e Uruçuí, desde 2001 são os municípios que mais crescem na região dos Cerrados, alcançando uma taxa media de crescimento em torno de 37% durante sete anos seguidos.

Fonte: Cidade Verde

Facebook