Matéria / Geral

Para juíza, TJ-PI julga mais processos que o divulgado pelo CNJ

17/06/2014 | Edivan Araujo
/

Para a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, Melissa Pessoa, o número de processos julgados no Piauí é bem maior do que aquele divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A juíza afirma que o problema está no repasse de dados.

“Diversas medidas estão sendo colocadas tanto pela presidência quanto pela corregedoria para sanar esses problemas de morosidade. Há problemas nos dados, o que é o mais preocupante. Nem todos os dados conseguem chegar e repassar o CNJ de forma rápida e concisa. Precisamos fazer o possível para demostrar que os nossos juízes não estão com essa deficiência que é colocada”, afirma Melissa.
Para o presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Eufrásio, o não cumprimento das metas do CNJ é um problema que já vem sendo discutido há muito tempo e que aflige todo o sistema judiciário brasileiro.

“É um problema do Brasil. O tribunal do Rio Grande do sul ficou junto com o Piauí no cumprimento das metas. Não é um problema só nosso. Temos que pensar soluções para isso”, afirmou o presidente.

Para Melissa, os dados repassados ao Conselho Nacional não espelham a realidade dos julgamentos no Piauí. Mesmo assim, a juíza admite que o problema também se deve ao baixo número de pessoal e até mesmo de magistrados em comarcas do interior do Estado.

“O detalhamento é feito mês a mês pela comarca. Essa gestão vai trabalhar para melhorar essa coleta de dados. Nos próximos meses, até outubro, estaremos trabalhando para fazer o levantamento preciso dos dados de 2013 e começar com os de 2014”, coloca a juíza.

Fonte: Portal O Dia

Facebook