Matéria / Politica

DEU NO 'GLOBO': JVC diz que reeleição foi vetada pelo PT

21/06/2014 | Edivan Araujo
/

O PTB nacional decidiu não apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, depois de ter se comprometido com o PT e de, há um mês, ter oferecido um almoço, na sede do partido, em Brasília, para a presidente. Eles declararam que vão caminhar com o tucano Aécio Neves, também pré-candidato ao Planalto. O presidente explicou que decisão foi tomada por uma série de conflitos entre o PT e PTB e chegou a afirmar que a candidatura a reeleição do senador João Vicente Claudino, no Piauí, havia sido vetada pelo PT.

O presidente nacional do PTB, Benito Gama, telefonou na última sexta-feira (21/06) à noite para os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) para informá-los da decisão. Eles insistiram para que a aliança não fosse desfeita, mas, diante dos problemas nos estados, principalmente em Roraima e Brasília, Gama disse não tinha condições, nem tempo hábil, de conter a insatisfação. O presidente da legenda fez uma sondagem por todo o país, e apenas em Alagoas e Pernambuco os diretórios votaram pela manutenção da aliança com os petistas.

"Eu avalizei tudo isso até agora, mas chegamos ao limite e contaminou a convenção. Mandei sondar o Brasil todo, e a convenção era majoritária para o Aécio. Os únicos setores do PTB que não apoiaram isso foram os de Pernambuco e Alagoas. O Collor tem apoio fechado com o PT", comentou Bento sobre decisão.

Uma surpresa para o partido, já que o prazo para as coligações estavam tão perto. "O PT não cumpriu nada que prometeu. Só nos empurrou com a barriga", disse o presidente.

Em nota, assinada por Gama, a legenda anunciou que integrará a aliança em favor do candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves e explicou que um dos motivos da desistência do apoio a Dilma são os conflitos locais, inclusive no Piauí.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
“Hoje, mais uma vez sintonizada com o desejo de mudanças que vem sendo expressado pela ampla maioria do povo brasileiro, o PTB declara seu apoio ao senador Aécio Neves para as eleições presidenciais desse ano”, diz a nota. “Essa decisão atende o clamor da maioria da bancada federal e de estados, onde os conflitos locais entre PTB e PT ficaram insustentáveis, como, por exemplo, Distrito Federal, Roraima, Piauí e Rio de Janeiro”.

'O GLOBO' AFIRMA QUE JVC TERIA DITO A EXECUTIVA QUE FOI VETADO
O que ninguém imaginava e sabia é que a cúpula nacional do PTB, tivesse essa informação a respeito da sigla aqui no Piauí. Conflitos entre PT e PMDB foram colocados como empecilho para a aliança. Além da nota o publicada pela legenda O Globo afirma que a cúpula do PTB, comandada por Benito Gama, estava reunida desde quinta-feira(19/06), em Brasília, arquitetando a virada de mesa. Entre os motivos elencados pelos petebistas estão a falta de apoio do PT a dois senadores: João Vicente Claudino, que desistiu de concorrer à reeleição no Piauí porque os petistas vetaram seu nome, e Mozarildo Cavalcanti, em Roraima, que também esbarrou na falta de apoio do PT.

JVC RESPONDE A NOTA DA EXECUTIVA NACIONAL
Após a divulgação da matéria o senador João Vicente Claudino por meio de sua página no Facebook, resolveu se pronunciar a respeito e disse que a nota publicada pelo PTB nacional é totalmente descabida."Não estou redigindo uma nota oficial do PTB do Piauí em reposta a colocação descabida do Piauí, em nota nacional, como motivo de desentendimento entre a coligação encabeçada pela presidente Dilma, nossa candidata a presidente, e o PTB nacional. Essa decisão abrupta e inexplicável é mais uma daquelas decisões que faz parte do lado obscuro da política que pra tentar explicá-la colocasse sempre o espírito público e o interesse nacional a cima de tudo.

ahha.jpg

Fonte: 180graus

Facebook