A convenção que oficializou o novo do governador Zé Filho (PMDB) à reeleição, realizada na tarde desta sexta-feira (27/06) no Theresina Hall, sem dúvidas é o maior evento político já realizado no estado. Primeiro que a coligação reúne cerca de 18 partidos e com isso, segundo a organização, mais de 12 mil pessoas passaram pelo local até o fim da tarde.
O evento reuniu candidatos a deputados da chapa além do senador Wilson Martins (PSB). Esteve presente também o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e mais de 40 prefeitos do interior do estado, além do ex-prefeito da capital, Silvio Mendes m(PSDB), candidato a vice-governador.
Outra coisa que impressiona é que dois candidatos à presidência da república estiveram no evento: Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Os dois terão apoio da coligação, onde o PMDB colocou Dilma no escanteio.
ZÉ FILHO SE EMOCIONA
Nos seu discurso, o governador do estado e candidato à reeleição pelo PMDB, Zé Filho, falou do seu compromisso em desenvolver o estado. “Nós não aceitamos que o Piauí volte atrás, pensamos neste estado e neste povo, um povo sofrido que não aguenta mais o tratamento que vem recebendo ao longo dos anos. Toda essa união é pelo povo, são mais de 18 partidos aqui hoje, mas o partido mais importante é o povo”, disse.
AÉCIO CRITICA PT
Aécio Neves que chegou carregado nos braços do povo. Foi bastante elogiado pelos seus colegas de palanque. No seu discurso atacou o governo petista, que segundo ele desrespeita o povo brasileiro, em especial o piauiense, que ainda possui um dos menores índices de desenvolvimento do Brasil. “Vamos colocar o Piauí no mapa de desenvolvimento, porque o governo do PT não faz isso. Vamos caminhar juntos por todo estado, porque é possível sim construir políticas públicas eficientes, porque chega de tanta corrupção”, disse falando de uma série de escândalos que fizeram parte do governo Lula e Dilma.
EDUARDO CRITICA TAMBÉM
Eduardo Campos chegou ao lado de Wilson Martins e também foi recebido com festa pelos convidados. No seu discurso não poupou o governo de Dilma. “A Dilma vai entregar o Brasil pior do que recebeu, conheço todo o nordeste e fico impressionado com a quantidade de desigualdade, o terrorismo que fazem dizendo que vamos acabar com o Bolsa-Família. Quem vai fazer mudança é quem tem coragem. É hora de dar um basta, para mudar o Brasil, ele tem jeito. Nós somos gentes, temos sonhos e direitos, mas eles são negados”, afirmou.
PARA SILVIO ZÉ É ESPERANÇA
Vice-governador na chapa, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, elogiou Aécio e afirma que a coligação é a esperança para o Piauí. "Aécio, você é nossa esperança, porque temos um país com um grande potencial, e vamos crescer muito, por isso colocamos o nosso nome à disposição", afirmou.
‘PIAUÍ NÃO PODE VOLTAR ATRÁS’, DIZ WILSÃO
O candidato ao Senado, ex-governador Wilson Martins, limitou-se a falar que o Piauí não pode parar de crescer e o que pretende fazer. “Na pisada de construir um novo Piauí, junto com Zé Filho e Silvio Mendes é que estamos juntos por um Piauí que não pode voltar para trás, que foi construído agora. Com esse sentimento, nos orgulhamos de ter crescido mais de três vezes que o Brasil. O Piauí não tinha o que precisava, quero ser um representando legítimo. Para que o Piauí possa ter vez e voz, e não sentar o traseiro numa cadeira no Senado”, disse.
VEJA A LISTA DOS PARTIDOS
PMDB
PSDB
PSB
PV
PSL
PSD
PMN
DEM
PTC
PEN
PMN
PSDC
PPS
PRB
PD do B
PDT
PTN
PT do B