Matéria /

Hoje tem o 1º debate na TV: MN faz só com 4 dos 7 candidatos, às 13h

Dos sete candidatos que disputam a vaga, no entanto, apenas quatro participarão do embate que inicia no horário dentro do programa 'Agora', apresentado por Carlos Morais

16/07/2014 | Edivan Araujo
/

A TV Meio Norte realiza nesta quarta-feira (15/07), às 13h, o primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado do Piauí. Dos sete candidatos que disputam a vaga, no entanto, apenas quatro participarão do embate que inicia no horário dentro do programa 'Agora', apresentado por Carlos Morais. A previsão é de que seja concluído termina às 15h.

Serão duas horas em que os candidatos Zé Filho (PMDB), Wellington Dias (PT), Mão Santa (PSC) e Maklandel Aquino (PSOL), poderão apresentar suas propostas a população e mostrar por que devem ser eleitos.

Com mediação da apresentadora Maia Veloso, o debate será dividido em 5 blocos. O primeiro bloco de abertura deve fazer uma apresentação dos candidatos, uma espécie de currículo, finalizando com a primeira fala de cada que responde a pergunta: Por que querem ser governador do Estado? Cada um terá 1 minuto e 30 segundos para responder.

No segundo bloco as perguntas de candidatos para candidato serão dada inicio. Por meio de um sorteio, a mediadora Maia Veloso vai escolher o candidato, que poderá dirigir a sua pergunta a quem quiser. Ele terá um 1 minuto para fazer a pergunta e o candidato a quem for dirigido a pergunta 2 minutos para responder. Já a tréplica da pergunta será feita em 1 minuto.

10344854_801282699904370_4835169645810393048_n.jpg
NOVIDADE DO DEBATE
Diferente dos últimos debates na eleição de 2010, este ano a emissora trás uma novidade: No terceiro bloco, os candidatos irão responder a perguntas feitas pelo eleitor, que enviou seus questionamentos por meio da página oficial do Facebook da emissora. Foram escolhidas algumas perguntas, e cada candidato poderá responder em 2 minutos. Aqueles que quiserem se manisfestar após a fala de um candidato terá essa oportunidade em um tempo de mais 1 minuto.

CANDIDATO X CANDIDATO
Dando sequência a rodada de perguntas de candidato para candidato, o quarto bloco garante mais discussões entres os candidatos. O sorteio continua e cada um faz a pergunta que deseja ao seu adversário. O tempo de pergunta permanece o mesmo, 1 minuto e o oponente escolhido 2 minutos para responder, a tréplica será de 1 minuto. Já no quinto e último bloco, cada candidato faz as suas considerações finais. É o momento de reafirmar a sua candidatura e pedir o apoio do eleitor para vencer a disputa. O tempo estipulado nesse fase será de 2 minutos.

maias.jpg
DEBATE FECHADO AO PÚBLICO
De acordo com o organizador, Marcos Monturil, o debate, mediado pela jornalista Maia Veloso, será fechado ao público. E contará com a presença apenas de advogados. "O debate está sendo muito bem organizado, e desta vez fechado ao público e jornalistas. Contaremos apenas com a presença de três advogador que estão fiscalizando todo o debate", disse.

SEM DANIEL SOLON, LOURDES E SAMBAÍBA
Como já foi noticiado no 180graus o candidato Daniel Solon (PSTU), deve ficar 'fora' desse primeiro embate, assim como Neto Sambaíba (PPL) e Loudes Melo (PCO). É que a TV Meio Norte alega que o espaço dentro do estúdio não comporta todos os candidatos. O espaço será reduzido e por isso não comporta todos os candidatos a governador. 

nasd.jpg
CANDIDATOS 'DESCONVIDADOS' SE REVOLTAM
Segundo Daniel Solon, há uma semana a própria MN havia lhe convidado e depois o 'desconvidou'. Indignado com a situação Daniel entrou com uma liminar no TRE pedindo a sua volta para o debate. Ele alega que a Meio Norte promove uma prática anti-democrática. "É um cala boca no PSTU, um atitude injusta e antidemocrática", diz. De acordo com ele ainda há a possibilidade de participação no debate já que existe essa ação e que será analisada em regime de urgência. Quanto ao poeta Neto Sambaíba, o 180graus, também entrou em contato com ele para saber a sua reação, diante da 'exclusão' do debate. Sambaíba se mostrou até surpreso quando foi questionado se ele também teria sido desconvidado, já que apenas 4 candidatos irão participar. Ele disse que não tinha essa informação, e que iria ao debate, com tinha sido programado. "Eu vou para lá, ficar até na porta da emissora se necessário, para participar". Já a candidata Lourdes Melo, afirma que nem convite recebeu e que esse debate sem a presença de todos os candidatos já era esperado.

FALTA DE REPRESENTATIVIDADE, ALEGA A MN
Segundo Marcos Monturil, produtor do debate, o fato de Daniel Solon, Neto Sambaíba e Lourdes Melo não participarem se deve apenas pela representatividade dos candidatos. Eles não tem representatividade na Câmara Federal, então não se faz obrigatório a presença do três nesse primeiro debate.

Fonte: 180graus

Facebook