Após o surgimento de uma lista com vários nomes em que o Ministério Público Federal (MPF) pede a impugnação de candidatos que disputam as Eleições 2014 no Piauí, finalmente saiu a lista oficial, da própria Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí (PRE/PI).
Segundo consta, foram 79 pedidos de impuganção de registro de candidatura no estado. No Piauí, 386 pedidos de registro de candidaturas foram requeridos no Tribunal Regional Eleitoral. Todos analisados pelo procurador regional eleitoral Kelston Pinheiro Lages.
De acordo com o procurador eleitoral, as impugnações em sua maioria foram por ausência de desincompatibilização e por ausência e falha na documentação. E que o ônus de comprovar a regularidade de tais documentos é exclusiva dos partidos e dos candidatos.
Os candidatos terão um prazo de 72 horas a partir da notificação da Justiça Eleitoral para corrigir ou complementar aquelas irregularidades sanáveis. Em entrevista concedida ao 180graus Kelston Lages confirmou que a lista que já havia sido divulgada é verídica, e que todos os nomes mostrados podem ter problemas na hora do registro.
Entre os nomes que estão ameaçados está o do candidato a vice-governador Sílvio Mendes (PSDB), os dos candidatos a governador Daniel Solon (PSTU) e Neto Sambaíba (PPL), o do candidato a deputado federal Fábio Abreu (PTB), entre outros. Confira a lista completa que foi repassada desta vez pela assessoria da Procuradoria Geral da República:
Por:Â Allisson Paixão/180graus