Pesquisa do Instituto Data AZ realizada em 22 municípios do Piauí, mas excluindo a capital, Teresina, mostra que se as eleições fossem hoje o candidato do PT ao Governo do Estado, Wellington Dias, teria 53,44% dos votos, na sondagem estimulada. O governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, teria 16,02%. Mão Santa (PSC) aparece em terceiro, com 12,865.
Os candidatos Daniel Solon (PSTU), Maklandel Aquino (PSOL) e Lourdes Melo (PCO) tiveram menos de 1% das intenções de voto. Neto Sambaíba (PPL) não foi mencionado.
Eleitores indecisos somaram 9,92% e os que declararam não votar em nenhum dos postulantes ao Governo do Estado chegaram a 9,89%.
Na sondagem espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor – Wellington Dias também lidera. Ele aparece com 32,28%, enquanto Zé Filho fica com 9,88% das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, o número de indecisos chega a quase metade dos eleitores: 49,25%. Quando o número de indecisos é somado aos 3,78% que dizem não votar em nenhum dos candidatos, chega-se a 53,03% do eleitorado consultado.
O candidato Mão Santa é citado na pesquisa espontânea por 4,44% dos eleitores e Daniel Solon por 0,08%.
Foram citados ainda os nomes de Silvio Mendes (0,12%), Wilson Martins (0,08%), Elmano Férrer e Hugo Napoleão (0,04%).
Também na pesquisa espontânea o candidato do PPL, Neto Sambaíba, não foi lembrado pelos eleitores.
Desta vez o Instituto Data AZ resolveu pesquisar por cidades, num universo de 2.410 pessoas entrevistadas nos municípios de Parnaíba, Luis Correia, Cocal, Piracuruca, Piripiri, Pedro II, Paulistana, Floriano, Oeiras, Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.
Lula rende votos
O apoio do ex-presidente Lula pode render votos aos candidatos a governador: 70% dos eleitores ouvidos dizem que votam em um candidato a poiado pelo petista, contra 20,66% que disseram não votar em um candidato apoiado por Lula e 9,09% que se mostraram indiferentes.
Como o único candidato apoiado por Lula no Piauí é o correligionário dele, o senador Wellington Dias, somente o petista será beneficiado por essa vantagem competitiva.
Mão Santa é o mais rejeitado
O candidato do PSC, ex-senador Mão Santa, é o mais rejeitado entre os candidatos a governador: 18,76% dos eleitores consultados disseram que não votariam nele.
O segundo em rejeição é o governador Zé Filho, que tem 14,81% dos eleitores dizendo que não votariam nele, contra 13,15% de rejeição ao petista Wellington Dias.
A rejeição aos candidatos dos partidos mais à esquerda é tão baixa quanto suas intenções de voto: 4,77% para Maklandel Aquino, 4,69% para Daniel Solon e 2,57% para Lourdes Melo (PCO).
Não citado nem na pesquisa espontânea nem na estimulada, Neto Sambaíba teve uma rejeição de 2,28%.
Os que dizem não rejeitar nenhum dos candidatos somam 18,71% e os indecisos quanto a quem não votar para governador chegam a 20,25%.