O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) autorizou as candidaturas do governador Antonio José de Moraes Sousa Filho, o Zé Filho (PMDB), e do candidato a vice-governador, Silvio Mendes (PSDB), na manhã desta segunda-feira, 28.
Â
O procurador regional eleitoral, Keston Lages, pediu a impugnação da candidatura de Silvio Mendes alegando que ele não teria se descompatibilizado do cargo de médico auditor do Ministério da Saúde. Hoje o tribunal, após recebimento de documentos, deferiu o pedido da candidatura.
Â
"Foi apresentada a declaração de imposto de renda do candidato Silvio Mendes, mas não existia campo específico informando de sua aposentadoria, por isso ele não precisava se desemcompabilizar”, disse o advogado Yury Morais, acrescentando que Silvio está aposentado desde 2008.
Â
Outro destaque no julgamento de hoje foi a cassação do registro de Antonio Carlos Soares, candidato a deputado estadual pelo PSC. A assinatura de declaração de escolaridade não confere com os demais documentos, levando o tribunal a constatar que o candidato não comprovou a escolaridade.
Â
Foi cassado também o registro de Iratan Bezerra de Oliveira e Pedro Muniz de Sousa, candidatos a deputado estadual da coligação “Por um Piauí Ético e Sustentável”. Â Pedro Muniz, segundo denúncia do Ministério Público, não se desemcompatibilizou do cargo de servidor público no prazo determinado por lei, que era até dia 05 de julho. O documento aponta que o candidato teria se afastado do cargo no dia 08 de julho.
Â
Foi indeferido também o registro de Sérgio Ricardo Soares Viana, candidato a deputado estadual pela coligação “Piauí no coração III”. Dos 397 registros de candidatura no Piauí, 144 já foram julgados pelo tribunal.
Fonte:CidadeVerde