Matéria /

CASO ALEPI: Movimentações bancárias levantaram indícios de irregularidades, diz advogado

19/07/2011 |
/

As movimentações bancárias dedeputados estaduais do Piauí levantaram indícios de irregularidades e chamaram a atenção do Ministério Público, que recomendou investigação à Polícia Federal. Foi o que informou o advogado tributário do Ministério da Fazenda no Estado, Sebastião Júnior.

"O que, inicialmente, despertou a denúncia foram movimentações, saques, superiores a R$ 100 mil em bancos. Isso levantou suspeita de procedimentos irregulares e motivou inquérito", afirmou, acrescentando que os alertas também foram feitos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, que identificou ações suspeitas. A Polícia, segundo ele, suspeita que os desvios de verba pública ocorreram através do uso de "laranjas".

Neste último final de semana, o jornal Folha de São Paulo, divulgou que a Polícia Federal está investigando a movimentação financeira de nove deputados estaduais do Piauí.

Segundo a reportagem, a suspeita é que o prejuízo chegue a R$ 150 milhões entre os anos de 2008 e 2010 e tenha supostamente sido desviados em três esquemas: desvios de verbas da folha de pagamento (com laranjas e funcionários fantasmas), verba de gabinete (com a utilização de notas frias) e fraudes em licitações.

  • Fonte: Jornal O DIA

Facebook