O candidato a reeleição pela coligação “Piauí no Coração”, Zé Filho, já fechou seus compromissos com a juventude do Piauí. Em seu plano de governo, está clara a criação de uma política integrada para os jovens, incluindo educação, formação profissional, ensino técnico e primeiro emprego.
Nesse caminho, já está sendo articulada a concepção e implantação de um modelo de oferta de cursos técnicos que considere a demanda específica de cada região do Estado. Os cursos a serem oferecidos poderão ser concomitantes ou sequenciais ao Ensino Médio.
“Precisamos alinhar a oferta de cursos às características da economia de cada local e aos novos investimentos programados. Além disso, vamos identificar as demandas com maior taxa de empregabilidade e que, simultaneamente, estimulem o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e diversificar a oferta do ensino médio profissional”, explicou o governador.
Ampliar e melhorar a articulação das escolas e o mercado de trabalho local, no sentido de abrir oportunidades de estágio para os alunos matriculados no ensino profissionalizante é outro foco da política para a juventude.
Para Zé Filho todo jovem sonha com uma boa escola para ter um bom emprego. O ensino técnico é quase um emprego garantido e funciona como impulso ao crescimento econômico porque dissemina conhecimento, prepara para vida e para o mercado de trabalho. “Um governo que entende esse sonho tem que dar força para quem está começando”, destaca Zé Filho.
O novo governo de Zé Filho vai ampliar e articular a política de primeiro emprego estadual ao ensino profissional, oferecendo incentivos às empresas para escolherem egressos das escolas estaduais para iniciarem sua vida profissional.
*Com informações da Assessoria do Candidato.