Matéria / Geral

Piauí registra mais de 3 mil acidentes de trabalho

Evento discute casos e ações para combater a ocorrência de novas tragédias no Estado

13/09/2014 | Edivan Araujo
/

No Piauí, segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRTPI), em torno de 3 mil acidentes são registrados ao longo do ano. As mortes chegam a vitimar 50 trabalhadores anualmente. Estes números deixam os profissionais em estado de alerta, e, por isso, eles estão reunidos esta semana para discussões no II Seminário Piauiense Trabalho Seguro, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí. A programação segue até hoje (13).

Com o objetivo de formar multiplicadores que atuem na prevenção de acidentes de trabalhos, o evento conta com a participação de profissionais técnicos em segurança do trabalho, estudantes da área, juristas, estudantes de direito, especialistas em direito trabalhista, dentre outros profissionais que atuem em defesa de melhores condições de trabalho.

Segundo Joana Darc, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho, esta é uma oportunidade de ampliar o debate acerca da saúde e da segurança no meio ambiente do trabalho, bem como de difundir o conhecimento especializado a respeito das causas, consequências e medidas preventivas de acidentes de trabalho. “É um aprendizado maior conquistado para aproveitar e colocar em pratica”, afirmou a estudante.
Para o presidente do TRTPI, Francisco Meton Marques, a campanha pública de conscientização contra o acidente de trabalho é de extrema relevância para provocar debates na sociedade. “É uma questão que vem ceifando vidas de trabalhadores, mais que uma guerra, acidente de trânsito, câncer e mais que o HIV, sendo um assunto de grande preocupação para a sociedade. O custo econômico e social disso é elevado”, declarou.

O que ainda preocupa o TRT-PI é a falta de notificação de boa parte dos casos de acidentes de trabalho. “As empresas devem fazer campanhas de esclarecimento aos seus trabalhadores, fornecer equipamentos de trabalho, zelar pela correta ergometria, bem como seguir a legislação trabalhista, que é bem detalhista e de fácil compreensão. E seguindo essa legislação ocorrerá uma redução sensível destas estatísticas”, afirmou Francisco Meton.

Ainda segundo o presidente do TRT-PI, o Estado desponta como um dos que possuem a maior quantidade de casos de acidentes de trabalho proporcionalmente à sua economia. “Por ano, são em torno de 3 mil casos de acidentes e de 30 a 50 mortes de trabalhadores provocadas por acidentes no trabalho”, diz.

 

Fonte: Jornal O Dia

Facebook