Depois de vários anos de mandatos políticos que já era tradicional na cidade de Picos, desta vez a cidade só está representado por três parlamentares e não mais quatro como sempre havia ocorrido, na legislatura atual figura Belê do (PSB), Nerinho do (PTB), Wartons Santos (PMDB) e Kleber Eulálio também do PMDB.
A partir da nova legislatura que começará em fevereiro de 2015 o município perdeu uma vaga, a deputada Belê Medeiros (PSB), não conseguiu se reeleger deputada estadual a pesar de ter tirado bastante voto em todo o estado, o que tirou a deputada foi os partidos nanicos que conseguiram eleger dois deputados, e com isso ela ficou apenas na suplência.
Com essa renovação de 46% na assembleia Picos contará apenas com três representantes, sendo eles Severo Neto (PMDB), Nerinho (PTB) e Pablo Santos (PMDB), mantendo a tradição da família que nos últimos anos conseguiram manter a cadeira.
Com essa nova conjuntura na política do Piauí também vai mudar o modo de se fazer política na cidade de Picos, pois a partir de agora o novo tom é a sucessão municipal mesmo faltando mais de 02 anos para o pleito.