Alguns partidos políticos que estão envolvidos diretamente com disputa de segundo turno para a Presidência da República já preveem que a abstenção dos eleitores na segunda fase da disputa pode ser grande. Tradicionalmente, o segundo turno apresenta um percentual maior de eleitores que decidem não votar, se comparado ao primeiro turno das eleições.
Este ano, no primeiro turno da eleição, 443.062 eleitores não votaram. A expectativa é de que no segundo turno o número seja ainda maior. Além do índice abstenção no segundo turno ser tradicionalmente superior ao primeiro turno, esse ano os eleitores piauienses vão escolher apenas o presidente, o deve desmotivar alguns deles a irem às urnas.
A presidente do PT no Piauí, Regina Sousa, afirma que o partido já está se mobilizando para evitar que haja uma grande abstenção de eleitores no Estado. Regina Sousa informou ainda que o partido está mobilizado também para conscientizar os eleitores sobre a importância da votação em segundo turno. “Estamos realizando discussões nos municípios, intensificando a campanha com visitas aos bairros e panfletagens. A tarefa é orientar sobre a importância de votar no dia 26”, disse.
Fonte:Â Com informações do Jornal Diário do Povo