Matéria / Politica

Deputado critica má aplicação de investimentos no combate à seca no Piauí

Segundo Fernando Monteiro, o homem do campo deve ser capacitado para conviver com os problemas da seca.

20/10/2014 | Edivan Araujo
/

O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) criticou a atual política do Governo do Estado de assistência às vítimas da estiagem no interior do Piauí. De acordo com o parlamentar, os recursos para socorrer as famílias que sofrem com a seca estão sendo aplicados de forma equivocada.

Fernando Monteiro defende que o homem do campo possa ser capacitado para conviver com os problemas causados pela seca. Ele cobra a aplicação do projeto de convivência com o semiárido que foi aprovado pela Assembleia Legislativa. “Nós temos o exemplo de países como Israel onde as pessoas foram preparadas para conviverem com a seca. O governo ainda ajuda com tecnologia que permite a irrigação. É isso que falta no Piauí. Não é possível que no nosso Estado a seca sempre represente motivo de sofrimento porque não se investe em tecnologia”, declarou.
De acordo com o deputado, se houvesse uma melhor aplicação dos recursos destinados para combater a seca, os danos causados pela estiagem seriam amenizados. “O problema da estiagem no semiárido do Piauí não é só falta de investimentos. Os investimentos são fundamentais, mas o planejamento para aplicar o dinheiro faz toda a diferença. Hoje esses recursos são aplicados de forma errada no nosso Estado”, disse.

O parlamentar cobra do Governo do Estado a aplicação do projeto que determina o ensino de disciplina sobre a produção no semiárido e a convivência com a seca para alunos do ensino fundamental. “É mais fácil começar conscientizando as crianças. É preciso conhecer o solo e saber quais as plantas que resistem as nossas temperaturas e a períodos com pouca água. As crianças precisam saber disso desde cedo”, destacou.

 

Fonte: Jornal O Dia

Facebook