Matéria / Geral

Pancadas de chuva devem amenizar o calor nos próximos dias no Piauí

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, uma frente fria vai elevar o índice de umidade relativa do ar para cerca de 50% até sexta-feira

22/10/2014 | Edivan Araujo
/

A forte sensação térmica experimentada pelos teresinenses nos últimos meses será amenizada. A meteorologista Sônia Feitosa confirma a previsão de chuva para os próximos dias. “Uma massa de ar seca está se deslocando para o Sul do país e uma frente fria vem dessa região, elevando o índice de umidade relativa do ar, que sairá dos 30% para ficar entre 40% e 50%”, revela.

O aumento da umidade aliada às altas temperaturas provocará chuvas de curta duração, que podem ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. A previsão para os três próximos dias é de chuva fraca e isolada, mas que contribuirá para a diminuição do calor excessivo na capital. Segundo a meteorologista, na medida em que a umidade relativa do ar sobe e a incidência de chuva aumenta, as temperaturas vão caindo, mas isso ocorrerá aos poucos.

As temperaturas mínimas para os próximos dias ficarão em torno de 23°C e 24°C e as máximas podem chegar aos 39°C, como maior probabilidade de chuva na sexta-feira (24).
Saúde

Os meses mais quentes chegaram e trouxeram com eles a preocupação por parte dos piauienses com relação aos perigos que o sol forte e o clima seco podem trazer para a saúde.

Os meses mais quentes são popularmente denominados de BRO-Ó-Bró, expressão utilizada para se referir aos últimos meses do ano que possuem a mesma terminação: setembro, outubro, novembro e dezembro.

Para maior proteção diante dos fortes índices de radiação solar nessa época do ano, o dermatologista Lauro Lopes recomenda máxima proteção durante todo o dia, pois não há horário do dia em que os raios solares não possam ser prejudiciais. “O uso de sombrinhas, protetor solar, óculos de sol e a ingestão de líquidos saudáveis é indispensável”, afirma. O médico ainda chama atenção para a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes, que deve ser evitada, pois têm efeito diurético, ou seja, aumentam a produção de urina, deixando a pessoa desidratada.

Outra recomendação dada pelo dermatologista é a utilização de roupas que protejam a pele dos fortes raios solares, que podem causar ressecamento, vermelhidão e acarretar no agravamento de doenças de pele já diagnosticadas.


Fonte: Jornal O Dia

Facebook