Matéria / Politica

Brasil elegerá neste domingo seu 37º presidente

Neste domingo, 26 de outubro de 2014, os brasileiros aptos a votar vão as urnas para a eleger o 37º presidente do período Republicano. Vale uma ressalva, dos 37, apenas 19 foram eleitos pelo voto direto do povo.

26/10/2014 | Edivan Araujo
/

BRASIL VAI AS URNAS PARA ELEGER SEU 37º PRESIDENTE
Neste domingo, 26 de outubro de 2014, os brasileiros aptos a votar vão as urnas para a eleger o 37º presidente do período Republicano. Vale uma ressalva, dos 37, apenas 19 foram eleitos pelo voto direto do povo. Os demais, assumiram em situações diversas. A história registra os eleitos, os interinos e os ditadores tanto civil quanto militares. Contam os livros que, a República brasileira já nasceu com problemas de insegurança jurídica, porque surgiu de um golpe perpetrado por Militares contra a Monarquia. Sã ao todo, 142 milhões de eleitores para dois candidatos advindos do 1º turno. Dilma Roussef(PT) que tenta a reeleição e Aécio Neves(PSDB), candidato pela 1ª vez.

RENÚNCIAS
Na história do Brasil Republicano três presidentes renunciaram : Marechal Deodoro(1891), Jânio Quadros(1961) e Fernando Collor de Mello(1992). O primeiro, provocador um golpe denominado de “ Revolta Armada”. O segundo, por vontade própria e o terceiro renunciou para não ser cassado.

MORTES NO MANDATO
Morreram no mandato : Afonso Pena(1909), o interino Delfim Moreira(1918), Getúlio Vargas(1954) e Costa e Silva(1969). Afonso e Getúlio foram substituídos pelos seus respectivos vices. No caso de Costa e Silva que era Militar, quando ele morreu seu vice, Pedro Aleixo, civil foi impedido de tomar. No entanto, o Congresso aprovou em 2011 a Lei nº 12.486 que declara Pedro Aleixo presidente da República.

MORTES ANTES DA POSSE
Morreram antes da posse: Rodrigues Alves (seria o segundo mandato em1918) e Tancredo Neves(1985). O primeiro foi eleito democraticamente e seu vice Delfim Moreira tomou posse até novas eleições. O segundo, Tancredo Neves foi eleito pelo Congresso, sendo o 1º presidente civil após a ditadura Militar. Sua morte ensejou um quadro atípico. Ao invés de assumir o presidente da Câmara Ulisses Guimarães e se fazer nova eleição, assumiu o vice José Sarney que ficou no cargo por cinco anos.

PRESIDENTES DEPOSTOS
Foram depostos os presidentes Washington Luís(1930), Carlos Luz(1955) e João Goulart(1964). O 1º foi deposto pela ditadura Vargas. O 2º, assumiu porque Getúlio se matou em 1954 e seu vice Café Filho se afastou por motivo de saúde em 1955. Carlos Luz era presidente da Câmara assumiu e foi deposto. No seu lugar colocaram o presidente do Senado, Nereu Ramos até posse do vice João Goulart que foi deposto pelos Militares que ficaram no comando do país por 20 anos.

ELEITO E NÃO EMPOSSADO
Há um único caso no Brasil de um presidente eleito pelo voto popular e não empossado. Trata-se de Júlio Prestes(1930), eleito pelo PRP – Partido Republicano Paulista com ideologia comunista. O mesmo golpe que depôs Washington Luís impediu a posse de Prestes dando inicio a era Vargas.

OS INTERINOS
Ocuparam a presidência interinamente: José Linhares presidente do STF(1946). Carlos Luz(1955), presidente da Câmara. Nereu Ramos, presidente do Senado(55) e Ranieri Mazzili presidente da Câmara em duas oportunidades, 1961 e 1964.

DITADORES
O Brasil registra duas ditaduras. Uma civil e outra Militar. A 1ª foi a ditadura civil da era Vargas que vai de 24 de outubro de 1930 a 31 de janeiro de 1946(16 anos). A segunda, é a ditadura Militar que começa em 1º de abril de 1964 termina em 15 de março de 1985(21 anos). Vargas governou os 16 anos. Já o período militar contou com cinco presidentes – Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo.

AS JUNTAS GOVERNATIVAS
Duas vezes o país foi dirigido por uma Junta Governativa provisória. Em 1930, antes da ditadura Vargas e, em 1969 pelos ministros do Exercito, Marinha e Aeronáutica quando da morte do presidente Costa e Silva.

VICES QUE ASSUMIRAM
O 1º vice a assumir foi justamente o 1º vice da república. Floriano Peixoto era vice de Deodoro da Fonseca quando ele renunciou e 1891 e completou todo o seu mandato. Nilo Peçanha completou o mandato de Afonso Pena(1909). Delfim Moreira(1918), era vice de Rodrigues Alves que morreu antes da posse. Esse vice assumiu só para fazer a nova eleição. Fez, mas em seguida, também morreu. Café Filho era vice de Getúlio(1954). Assumiu e morreu no mandato. João Goulart era vice de Jânio. Assumiu e foi deposto. Sarney era vice de Tancredo que morreu antes da posse. Sarney deu um golpe e ficou cinco anos no poder. Itamar Franco era 2014)vice de Collor que renunciou e 1992.

NOTAS & NÓTULAS
*A reportagem da revista Veja desta semana era o assunto que o doleiro disse que se viesse a público derrubaria a República.

*O show termina hoje. O circo está saindo de cena. A máscara está caindo, a lona retirada e o picadeiro sendo desmontado. Voltar daqui a dois anos.

Repórter: Pedro Alcântara/180graus

Facebook