Uma obra de engenharia política está sendo arquitetada pelo Partidos dos Trabalhadores. Os petistas querem a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para o prefeito de Picos, Kleber Dantas Eulálio(PMDB). Com isso, o partido ganharia a prefeitura da cidade, tendo em vista que o vice, Padre Valmir é filiado a sigla. A vaga surgiu com a aposentadoria do conselheiro Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco. O PT já controla duas grandes prefeituras, Parnaíba e Esperantina. Uma conquistada no voto, no caso Parnaíba. A outra, no tapetão, Esperantina. É a segunda vez que o PT tenta emplacar alguém na vaga de Anfrisio. A primeira foi com o nome do Auditor Jailson Campelo. Como a vaga é da Assembléia, Jailson vai aguardar a vaga do próprio TCE, quando a presidente Waltânia ou o ex-presidente Abelardo Pio se aposentarem.
KLEBER NÃO QUER
Sobre o assunto, o prefeito Kleber Eulálio já avisou que não aceita a manobra e que vai cumprir o seu mandato até o fim. Eulálio comunicou sua decisão a direção do seu partido, o PMDB e ao presidente da Assembléia Legislativa. No PT ninguém quis se manifestar.
PMDB TEM CANDIDATO
O PMDB bateu o martelo. O partido tem candidato a vaga de conselheiro. Trata-se do deputado estadual Mauro Tapety que não foi reeleito. O governador Zé Filho foi informado da investida do PT e determinou ao líder do governo, deputado João Madison que viabilize a candidatura de Tapety.
VACÂNCIA
A cadeira de Anfriso Neto está vaga desde o dia 13 de outubro quando ele se aposentou compulsoriamente. A resolução que decreta a vacância ainda não foi publicada devido os tramites legais na corte. A previsão é de que até o dia 5 de novembro seja publicada.
CANDIDATOS
Até o fechamento desta edição ao menos seis pessoas estão anunciando que serão candidatas a conselheiro. Os deputados Ismar Marques(PSB), Antônio Félix(PSDS), Mauro Tapety(PMDB) e Terere(PSDB) além do médico oftalmologista Raimundo Santana, o advogado Willame Carvalho e o Delegado de Polícia Francisco Costa, o Barreta.
DE QUEM É VAGA?
A vaga de Anfrisio Neto é da Assembléia e qualquer pessoa pode disputar, desde que seja Ficha limpa, tenha 35 anos de idade e possua notório saber. Para ser eleito é preciso ter maioria simples, ou seja, metade mais um dos votos. A votação é secreta e só vota deputado estadual.
SEGUNDO TURNO
Na eleição de conselheiro do TCE feita pelos deputados, se nenhum dos candidatos alcançar a maioria simples dos votos haverá a segunda votação entre os dois mais votados. Nessa segunda etapa, ganha quem tiver a maioria dos votos.
Fonte:Pedro Alcânta/180graus