Matéria / Politica

PMDB de Marcelo é o maior da Alepi para 2015; PTB de JVC é o 2º maior

Ambos comporão os quadros da próxima legislatura com 6 e 5 deputados

15/11/2014 | Edivan Araujo
/

As maiores bancadas da Assembleia Legislativa do Piauí serão a do PMDB de Marcelo Castro e a do PTB de João Vicente Claudino. Ambos comporão os quadros da próxima legislatura com 6 e 5 deputados, respectivamente.

Somente essas duas siglas detêm 11 votos na Casa, e representam 36,6% dos parlamentares. Elas são seguidas por PSB, PSD, PSDB e PT com 3 parlamentares cada; PTC, com 2; PP, PR, PDT e PRB com 1 representante cada partido.

A divisão de poder na Casa depois que terminou a eleição deveria figurar com 10 parlamentares apoiando Wellington Dias (PT), governador eleito, e 20 fazendo oposição ao Palácio de Karnak.

Porém, fechadas as urnas, as conversas em troca de votos na ALEPI por nacos de poder no governo já se iniciaram. Em alguns casos W. Dias nem terá trabalho de juntar o rebanho.

Dessa forma, a tendência é que Wellington Dias arregimente boa parte daqueles que foram eleitos na coligação do governador Zé Filho (PMDB). O petista já está trabalhando intensamente para isso.

SEGUINDO A MÁXIMA
É aquela máxima sobre políticos, que depois de eleitos eles não mais ouvem suas bases, e passam a tomar decisões de acordo com seus próprios interesses, em detrimento dos eleitores. Daí eles vão à TV e dizem que é em nome da governabilidade, fingindo esquecer que os bolsos ficarão cheios de cargos e outras benesses.

 

Repórter: Rômulo Rocha/180graus

Facebook