Matéria / Politica

Secretário admite que Governo está inchado e com excesso de despesas

Freitas Neto disse que o pagamento do 13º Salário dos servidores públicos está garantido.

20/11/2014 | Edivan Araujo
/

O secretário de Governo Freitas Neto voltou a garantir que o pagamento dos salários e 13º dos servidores públicos está garantido. Durante entrevista à imprensa, na solenidade que a Polícia Militar do Piauí realizou na manhã de ontem alusiva ao Dia da Bandeira no Estado, o secretário admitiu que a máquina pública está inchada e com excesso de despesas. Ele representou o governador Zé Filho (PMDB).

Freitas ressalta que essa é uma percepção pessoal e não representaria a visão oficial da equipe financeira do Estado. “Eu avalio que existem muitas despesas que podem ser cortadas para que no futuro o Estado possa voltar a se adequar à “Lei de Responsabilidade Fiscal”. A máquina está inchada”, explicou.


Freitas Neto durante solenidade no Dia da Bandeira

Para Freitas Neto, o Piauí foi penalizado com a queda nas receitas provocada pela política de desoneração do Governo Federal. Segundo ele, o Estado já teria perdido cerca de R$ 700 milhões devido a essa política. “Há uma frustração imensa nas transferências federais. O Fundo de Participação do Estado – FPE - caiu muito nós últimos meses”, declarou.

As dificuldades provenientes da queda nas receitas provenientes de recursos federais contrastam com o aumento da arrecadação própria do Estado. No mês de outubro, esse valor bateu o recorde de R$ 310 milhões. Mesmo assim, o Estado ainda é muito depende do FPE.

Fonte: Jornal O Dia

Facebook