Matéria / Politica

W. Dias faz reunião e ouve pedidos dos auditores e vereadores de THE

Governador eleito reforçou ainda que irá decretar calamidade na segurança do estado

22/11/2014 | Edivan Araujo
/

O governador eleito Wellington Dias (PT) concedeu entrevista no final da manhã desta sexta-feira (21/11) em seu escritório parlamentar depois de reunir-se com contadores e auditores fiscais do estado, para tratar sobre as expectativas em relação ao futuro governo. O petista também se reuniu nesta manhã com vereadores de Teresina, que explanaram seus “pedidos” ao futuro governador do Estado.

Na entrevista, Wellington comentou que neste momento o essencial é ajustar a maquina para garantir recursos para investimento. Ressaltou que dos vereadores, os pedidos principais ouvidos são em relação à área de energia, para garantir intervenção junto à Eletrobras na melhoria dos serviços, dando prioridade não só para a área urbana como rural. Além do diálogo com os vereadores, W.Dias confirmou ainda que nesta semana esteve reunido com o prefeito Firmino Filho (PSDB) e irá manter o diálogo com o tucano em sua gestão.

“Com os contadores tivemos uma pauta de diagnóstico, bem como dos líderes empresariais que querem que a gente tenha o compromisso de modernização da Junta Comercial, para evitar a demora no registro de empresas e um conjunto de ações”, disse.

W.Dias falou ainda sobre o que foi discutido na reunião em relação ao decreto que o governo iria baixar de antecipação do pagamento do ICMS: "Fiz questão de dizer que claramente é uma medida constitucional, a Constituição não permite desconto no principal. O contribuinte que compra uma mercadoria quem paga ao estado é o imposto, então o estado pode até isentar, mas tem que ser igualmente para todos, não pode depois que é recolhido, você ter um favorecimento a qualquer que seja, portanto é assim que vamos tratar".

O petista cita uma medida que será adotada em 2015 no que se refere a arrecadação desse imposto. "Quero dizer que anuncie uma medida que considero positiva para os contribuintes, que em dezembro período do natal tem um processo de vendas com muitas parcelas; meu compromisso é de parcelar o pagamento do ICMS de dezembro para que ele seja recolhido em janeiro e fevereiro, ou seja, que tenha um prazo maior para honrar com suas obrigações".

Sobre a reunião com os vereadores de Teresina, Wellington disse que os ouviu e vai buscar atender as principais reivindicações deles: "Eles mostraram hoje os graves problemas que temos que tratar no primeiro momento. O maior deles para todos é a segurança. Vamos agir com firmeza no primeiro mandato a parte relacionada a saúde, abastecimento de água e educação, que era integral e agora passam a funcionar em apenas um turno, ainda pediram prioridade para a regularização fundiária".

DECRETO DE CALAMIDADE

Sobre a segurança, Dias reafirmou que pretende logo em seu primeiro dia de governo, assinar o decreto de calamidade e urgência no estado para pedir apoio do Governo Federal, incluindo a presença de Forças Federais para atuar junto com a polícia no estado.

Fonte: 180 Graus

Facebook