A articulação do governador Wellington Dias, que alterou a composição da Assembléia Legislativa, tem uma finalidade especifica. Ele quer assegurar a presidência da Assembléia Legislativa para o PT. O candidato do governo e do governador é o deputado estadual Fábio Novo (PT).
Wellington Dias deu uma secretaria para cada um dos deputados do PTB. Somente o deputado Fernando Monteiro não será secretário. Ele indicou o irmão Francisco Alberto de Brito Monteiro, o Nenem Monteiro, para o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e o sobrinho Maycon Danylo Araújo Monteiro no Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI).
A deputada Liziê Coelho deve assumir a secretaria estadual de Mineração, Gás, Petróleo e Energias Renováveis. Os deputados Janainna Marques assumiu a Secretaria de Infraestrutura, Nerinho a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Héllio Isaias ficou com a Defesa Civil.
Em troca, eles retiraram as candidaturas a presidência da Assembleia. O partido tinha três candidatos: Héllio Isaias, Fernando Monteiro e Nerinho. Na articulação do governador, fica agora apenas a candidatura do deputado Themístocles Sampaio Filho (PMDB), que já é o presidente a cinco mandatos consecutivos, para disputar com Fábio Novo, que é o atual vice-presidente.
Por Luciano Coelho/Portal AZ