O Govenador Wellington Dias comentou a visita do secretário nacional do Ministério da Educação ao Piauí na sexta-feira (09), que durante um breve diagnóstico concluiu que o Estado possui muitos professores para a quantidade de alunos.
Diante disso, Wellington Dias defendeu que essa relação representa um repasse de verbas menor para o Estado, tendo em vista que a quantidade insuficiente de alunos matriculados reflete diretamente nos recursos que podem ser pleiteados pelo Piauí junto ao MEC.
“Eu diria que o Piauí tem aluno de menos. O que ele deve ter dito é que, por exemplo, o MEC trabalha como mínimo ideal com 20 alunos por professor. O Piauí hoje tá em um patamar de menos de 10 alunos por professor. Já no primeiro momento, autorizamos prosseguir com mais matrículas até alcançar uma meta de um professor para cada 25 alunos, e com isso, mais do que um equilíbrio financeiro, garantir também mais oportunidade de que as pessoas tenham profissionalização” ressaltou o governador.
O governador Wellington Dias concluiu ainda que a atual situação representa um prejuízo para o sistema de educação do Estado. “Há um prejuízo. O Piauí tinha algo em torno de 300 mil alunos quando terminei o mandato, e agora 206 mil alunos pelos dados que recebemos do próprio Ministério da Educação. Então eu acredito que matricular, por exemplo, 100 mil alunos significa R$ 300 milhões a mais para a Educação do Piauí, ou seja, é possível trabalhar nessa direção. Eu quero fazer um esforço muito grande e espero contar com o quadro existente para a gente alcançar esse objetivo”, finalizou o Wellington Dias.
Fonte: GP1