Os deputados estaduais do Piauí vão tomar posse para a Legislatura 2015-2018 no domingo, 1º de fevereiro. A solenidade está marcada para as 11h no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Logo em seguida, os parlamentares se reúnem para eleger os novos integrantes da mesa diretora da Casa. Ao contrário dos últimos anos, tudo indica que haverá disputa pelo cargo de presidente entre os deputados Fábio Novo (PT) e Themístocles Filho (PMDB). Já para o resto da mesa, que é composta ainda por um 1º, 2º e 3º vice-presidente, além do 1º, 2º, 3º e 4º secretário, o consenso entre os partidos já é uma realidade.
"Depois de uma conversa que tivemos com todos os deputados e partidos ficou acertado o consenso para os demais cargos da mesa. Vamos ter uma única chapa, mas só para o restante da composição da mesa. É uma forma de todos os partidos que possui representatividade de compartilhar da direção. É normal e uma decisão acertada", disse o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC), atual 4º secretário da mesa diretora.
Segundo o deputado Themístocles, a eleição vai ocorrer logo após a posse no dia 1 de fevereiro. "Vai ser tudo do mesmo jeito da Câmara Federal. A posse das senhoras e senhores deputados acontece às 11 horas. Logo em seguida tem a eleição da mesa diretora", explica, evitando comentar a disputa com Fábio Novo.
Por outro lado, o petista promete, se eleito, uma gestão ainda mais transparente e descentralizada. "Para qualquer presidente da Casa não interessa caixa preta. A Casa já evoluiu bastante, tem conseguido melhorar a sua transparência e desejo é que essa transparência seja maior e melhor. Quanto mais transparência melhor. Na minha gestão, se for eleito, eu vou dividir o poder. Não vai ficar mais concentrado apenas nas mãos do presidente, vamos definir proporcionalmente com os partidos", afirma.
Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)