Finalmente, quatro meses depois, o Tribunal de Contas do Estado declarou vaga a cadeira que era ocupada pelo Conselheiro Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco. A informação é do próprio presidente da casa, Conselheiro Luciano Nunes.
A vacância aconteceu nesta 6ª feira. Anfrísio se aposentou em 13 de outubro de 2014 ao completar 70 anos de idade.
A vaga era aguardada com expectativa pela Assembleia Legislativa, a fim de que, seja aberto o processo sucessório através de eleição secreta como manda a constituição estadual.
VAGA É DA ASSEMBLEIA
A vaga deixada pelo conselheiro Anfrísio Neto pertence a Assembleia Legislativa. Na composição da corte que tem sete Conselheiros, 4 vagas são do legislativo, uma do governador, uma do próprio Tribunal para seus Auditores e uma do Ministério Público.
QUEM DISPUTA
As vagas do Tribunal, do Ministério Público de Contas e do governador, somente quem eles indicarem poderão concorrer. Mas, nas vagas da Assembleia qualquer pessoa que preencha os requisitos de ficha limpa, notório saber e tenha entre 35 e 69 anos, poderá disputar.
EDITAL
Declarado vago o cargo, a Assembleia publicará edital para inscrições dos interessados. O voto é secreto e só vota quem é deputada ou deputado.
QUEM QUER
Estão em campanha pela vaga: os ex-deputados Antônio Félix, Mauro Tapety, Ismar Marques, advogado Willame Carvalho, o Delegado Francisco Costa, o Bareta e o Auditor de contas Jailson Campelo.
Fonte:Pedro Alcântara / 180graus