Matéria / Politica

TRE julga dia 23 processo contra Wilson Martins e Zé Filho

Ex-governadores serão julgados por corrupção eleitoral praticada no pleito de 2010.

15/02/2015 | Edivan Araujo
/

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) vai julgar no dia 23 a representação da Procuradoria Regional Eleitoral que pede a condenação dos então candidato ao cargo de governador do Estado, Wilson Martins (PSB), e ao de vice, Zé Filho (PMDB), por corrupção eleitoral. Os crimes teriam acontecido nas eleições de 2010.

A ação foi movida pelo procurador Kelston Lages e também pelo PSDB, que em 2013 retirou seu nome da ação por ter se aliado ao grupo político de Wilson Martins e Zé Filho. A ação pode resultar em pagamento de multa aos denunciados.

De acordo com a denúncia, em 2010, Wilson Martins teria repassado dinheiro a Fundação Francisca Clarinda Lopes, que foi apontada como responsável por ações de aliciamento de eleitores, configurando arrecadação e gastos ilícitos em campanha. O julgamento da ação vem sendo adiado constantemente pelo TRE e foi retirado de pauta na sessão do dia 03 de fevereiro.

Após o PSDB abandonar a responsabilidade pela ação, o Ministério Público Eleitoral, através do procurador Kelston Lages, continuou como responsável pela denúncia. O relator do julgamento é o juiz Hélio Camelo. A defesa de Wilson Martins e Zé Filho é realizada pelo advogado William Guimarães.

Em 2010, Wilson Martins (PSB) disputou a eleição para o Governo do Estado tendo como adversário Sílvio Mendes (PSDB). Wilson Martins venceu as eleições e em 2013, fez aliança política com Silvio Mendes, que acabou sendo vice na chapa encabeçada por Zé Filho (PMDB) nas eleições de 2014, em que foram derrotados com a eleição de Wellington Dias (PT).

Por:João Magalhães - Jornal O Dia
Foto:Marcela Pachêco/O Dia

Facebook