O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (PMDB), confirmou que o documento de declaração de vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado foi entregue a ele na tarde anteontem, pelo próprio presidente do (TCE-PI), Luciano Nunes. De acordo com The-místocles, durante o encontro não houve discussão sobre os possíveis candidatos ou preferências de nomes para o cargo.
A leitura da vacância do cargo foi feita no plenário do TCE na manhã de ontem e logo depois o documento foi levado à Assembleia pelo presidente do órgão, Luciano Nunes. "Ele veio aqui precisamente às 14h15 e entregou o documento. Não chegamos a conversar muito, foi um encontro mais formal", disse Themístocles. A vaga era ocupada até outubro do ano passado pelo conselheiro Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, cujo processo de aposentadoria foi concluído em fevereiro último. A partir de agora, a Assembleia deve dar andamento ao processo de escolha do novo membro do TCE.
Segundo o presidente da Assembleia, já na sessão da próxima segunda-feira será realizada a leitura da declaração de vacância, oficializando, assim, o início dos trâmites para eleição do novo conselheiro do TCE. Entre os possíveis candidatos estão o prefeito de Picos, Kleber Eulálio (PMDB), o ex-deputado Mauro Tapety (PMDB), o suplente de deputado João de Deus (PT), o delegado Francisco Costa, o Barêtta, além do auditor e conselheiro substituto do TCE-PI, Jaylson Campelo.
Também na segunda, a Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública para discutir os critérios exigidos para ocupar a vaga, atendendo a requerimento do deputado Evaldo Gomes (PTC). Para audiência foram convidados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Regional de Contabilidade do próprio TCE, além de vários representantes de Associações, Conselhos de Classes, Sindicatos e Organizações Não Governamentais.
Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo