Matéria / Geral

Seca que castiga mais de 1 milhão no Piauí preocupa APPM

Quase 90% das cidades piauienses estão em estado de emergência. Grandes reservatórios estão secando e agricultura está prejudicada.

19/03/2015 | Edivan Araujo
/

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) demonstrou preocupação com a seca que castiga cerca de 90% das cidades do Piauí. Em entrevista ao Bom Dia Piauí desta quinta-feira (19), Arinaldo Leal falou da difícil situação enfrentada pelos agricultores do estado, principalmente na região do semiárido. Recentemente, o governo federal renovou o decreto de emergência em 201 municípios do estado.

Segundo a Defesa Civil estadual, são mais de um milhão de piauienses sofrendo com a estiagem. Para Arinaldo Leal, já são quatro anos sem a ocorrência de períodos chuvosos regulares no estado e por isso até os grandes reservatórios estão secando. Sem água, o presidente da APPM destacou que a agricultura também está bastante prejudicada.

"A agricultura não se fala mais, porque o principal era o caju lá na região do semiárido e agora está praticamente dizimado por conta da seca e das pragas", disse Arinaldo. O presidente destacou que a salvação no semiárido ainda é a pecuária, impulsionada pela criação de bode, mas alertou que a atividade também já está ameaçada por conta da falta de chuvas.

Arinaldo disse que espera que o governo federal retome as obras do Programa Água para Todos, principalmente a perfuração de poços e na construção de pequenas adutoras para atender as comunidades rurais dos municípios. No entanto, Arinaldo destacou que os carros-pipa ainda são muito necessários para a maioria dos municípios.

"Infelizmente naquela região do semiárido ainda vai demorar bastante tempo para a gente se livrar do carro-pipa. É uma medida paliativa, mas ainda é necessária para a sobrevivência naquela região", falou Arinaldo.

Fonte: G1 Piauí

Facebook