O governador Wellington Dias participou, na manhã desta segunda-feira (23), da solenidade de entrega de 60 viaturas e da promoção de 681 novos cabos e sargentos, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (PM). Estiveram presentes os secretários das Cidades, Fábio Xavier; da Justiça, Daniel Oliveira; da Segurança, Fábio Abreu; o comandante da PM, Carlos Augusto, e autoridades do Estado e da PM. Na ocasião, foram entregues 60 novas viaturas, das quais 45 serão utilizadas na capital e as outras 15 serão distribuídas entre municípios do interior.
O evento também foi marcado pela solenidade de promoção de 681 novos cabos e sargentos; dentre os quais 430 foram formados em Teresina, 115 em Floriano, 80 em Picos e 56 em Parnaíba. “Depois de quase 23 anos de PM, sinto-me muito emocionada de ser promovida de soldada a cabo. A Polícia Militar merece homens e mulheres valorosos e que nós trabalhemos com dignidade e lealdade pela segurança da população”, declara Bernadete Silva, promovida de soldada a cabo, durante o evento.
O governador Wellington Dias frisa que a tônica do seu governo será o investimento. “Vamos fazer contínuas promoções para os soldados; trabalharemos para promover uma política de paz com o desarmamento, melhores equipamentos e estrutura, trabalhar com a inteligência da polícia; é o que o povo espera”, destacou o governador.
Wellington reitera que tem confiança na capacidade da PM e do Corpo de Bombeiros e completa que “temos aqui a Força Nacional, dando um apoio à polícia piauiense, mas vamos trabalhar pela Força de Segurança do Piauí; queremos ganhar novamente o título de estado mais seguro do Brasil”.
O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, faz um balanço dos quase três meses de trabalho junto à PM, no qual revela ter aumentado a capacidade de operação de prevenção e combate à violência. “Nesses três meses de trabalho, já fizemos 23 operações integradas; iniciamos um curso de formação para 30 oficiais e 400 soldados; fizemos o Policiamento Rural, com viaturas do Rone, Ronda Cidadão e GTAP; um grupo de motopatrulhamento em Picos e retomamos as operações planejadas”, explica o coronel.
Ainda segundo o coronel Carlos Augusto, foram apreendidos 159 armas e 401 veículos roubados, realizada a desarticulação de pontos de droga e a Operação Corujão, com o objetivo de reduzir roubos nas agências bancárias. “Mas a PM ainda tem necessidades, para ampliar a política de valorização dos policiais, como a melhoria da estrutura física dos grupamentos da PM no interior, o apoio de recursos humanos pra reforçar as divisas com estados vizinhos e um plano habitacional subsidiado pra policiais em todo o estado”, enfatiza Carlos Augusto.
Fonte: Governo do PI