Matéria / Cidades

Fapepi em parceria com o Instituto Multicom

Durante a reunião, ficou acertada ainda a realização do Seminário Perspectivas de Pesquisas em Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) do Sertão em Picos, no dia 08 de maio deste ano

15/04/2015 | Edivan Araujo
/

Na manhã desta quarta-feira (15), o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, recebeu a visita do professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e diretor do instituto Multicom, Marcus Linhares, para apresentação do projeto NAVE - Núcleo Avançado de Estudos do Sertão.

O projeto NAVE, que busca selecionar pesquisadores com expertise nas áreas do sertão para estudar a criação de novos produtos tecnológicos a serem aplicados na região, é desenvolvido pelo Instituto Multicom, que trabalha com aceleração de startups no estado do Piauí e funciona no Centro Tecnológico de Apicultura do Piauí (Cetapi), estrutura que possui laboratórios de física, microbiologia e química, auditórios, salas de aula e de treinamentos, no município de Picos.

O objetivo da parceria entre o Multicom e a Fapepi é fomentar, por meio de bolsas a novos pesquisadores que vão utilizar as estruturas do Cetapi, pesquisas em linhas relacionadas às potencialidades do sertão piauiense, como o mel, o caju, a ovinocaprinocultura, o peixe e a mandioca, para transformar o Centro em um polo tecnológico ligado à pesquisa e inovação nessas cinco potencialidades. “A gente não quer pesquisas que sejam engavetadas, a gente quer selecionar neste projeto pesquisadores que tenham ideias de produtos tecnológicos que tenham aplicabilidade na cadeia produtiva”, comentou Marcus Linhares.

Durante a reunião, ficou acertada ainda a realização do Seminário Perspectivas de Pesquisas em Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) do Sertão em Picos, no dia 08 de maio deste ano, para a apresentação das pesquisas que já estão sendo desenvolvidas por pesquisadores da região.

O presidente Francisco Guedes avaliou como positivo o encontro. “Fiquei maravilhado com a reunião, que veio de encontro aos anseios da atual gestão da Fapepi, que é contribuir para o desenvolvimento do Piauí todo, por meio da ciência, tecnologia e inovação”, destacou.

Fonte:Fapepi

Facebook