Matéria / Politica

No PI, 66% dos Conselheiros do TCE são ex-políticos, afirma candidato

ONG Transparência Brasil (abril 2014) constata que, de cada dez conselheiros, seis são ex-políticos

26/04/2015 | Edivan Araujo
/

Dos atuais 6 conselheiros que compõem a Corte de Contas do Piauí, 4 são ex-deputados (ex-deputada Lilian Martins, ex-deputado Luciano Nunes, ex-deputado Kenney Barros e ex-deputado Olavo Rebelo. Caso mais um deputado seja eleito em 2015, o Piauí será campeão nacional de ex-deputados nos TCEs, com 78% de sua corte como ex-deputados.

Analise da ONG Transparência Brasil (abril 2014) constata que, de cada dez conselheiros, seis são ex-políticos (60%) e dois enfrentam processos na Justiça ou nos próprios órgãos.

O Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Conta do Brasil, Arauri Perusso, defende que os conselheiros e ministros que respondem a processos na Justiça devem ser imediatamente afastados dos tribunais de contas, mesmos se ainda não tiverem sidos condenados. “Essas pessoas não têm conduta ilibada para julgar contas”, afirmou Perusso.

No Piauí a Conselheira Lilian Martins amarga pelo menos 3 processos judiciais por conta de sua eleição tumultuada, tendo como chefe do Executivo o seu marido, Wilson Martins, em 2012.

O Relatório TransparênciaBrasil cita o caso da ex-deputada estadual Lilian Martins que foi nomeada por seu marido, o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).

Se a medida fosse atendida, pelo menos 20% (ou 47) dos 238 conselheiros de TCs do país seriam afastados. Esse é o número de conselheiros com pendências na Justiça, segundo levantamento da ONG Transparência Brasil, de abril 2014.

Fonte: Com informações da Assessoria

Facebook