Matéria / Politica

Candidatos à vaga de Conselheiro do TCE serão sabatinados hoje no Plenário

Os favoritos são os ex-deputados Mauro Tapety (PMDB) e Kleber Eulálio (PMDB).

19/05/2015 | Edivan Araujo
/

Acontece hoje, a partir das 10 horas na Assembleia Legislativa, a sabatina com os quase 30 candidatos a conselheiro do TCE na Assembleia Legislativa. São os deputados que escolhem o representante. Deste modo os favoritos são os ex-deputados Mauro Tapety (PMDB) e Kleber Eulálio (PMDB), também favorito do governo. Com a saída do deputado Antônio Félix a conjuntura muda para os favoritos, que prometem buscar apoio do deputado. 

De acordo com o líder, deputado João de Deus (PT), pelo menos 18 votos já estariam garantidos para Kleber Eulálio. Para João de Deus as votações seguem em tranquilidade e segundo ele a bancada governista está firme para votar em Kleber, com exceção do deputado Fábio Novo (PT) que ainda não sinalizou se de fato votará peemedebista. “Já conversei com Fábio, mas ele ficou de conversar pessoalmente com Kleber para se convencer ou não de votar nele, mas esta é uma decisão dele”, diz.

Kléber e Mauro prometem procurar apoio de Antônio Félix. Para Mauro Tapety a disputa continua dura. “Está muito acirrada, continuamos procurando dialogar com o eleitorado e a expectativa é muito grande. Agora também vamos à procura de Antônio Félix para conseguir o seu apoio”, diz. Segundo Mauro sua defesa durante as eleições será pautada em um modelo de TCE não punitivo, mas preventivo. O ex-deputado também garante que, se eleito, trabalhará para a interiorização do TCE.

Já Kleber Eulálio tem evitado falar coma imprensa sobre sua campanha e afirma “nestes tipos de disputa quanto menos a gente falar é melhor”, diz. Assim como Mauro, Kléber afirma que não sabia da retirada de Félix do pleito e nega qualquer tipo de favoritismo. No entanto, ele afirma que irá à procura do deputado para pedir seu voto.

A vaga do TCE está em aberto desde outubro do ano passado quando o conselheiro Anfrísio Lobão aposentou-se. O TCE tem a função de exercer o controle externo, mediante orientação, fiscalização e avaliação da gestão dos recursos públicos, visando a sua correta aplicação em benefício da população.

Fonte: Jornal O Dia

Facebook