Matéria / Geral

Governadores visitam Piauí para discutir o Matopiba

O Plano de Desenvolvimento visa impulsionar o econômico agrícola da região, abrangendo grandes e pequenos produtores, de forma sustentável e integrada.

03/06/2015 | Edivan Araujo
/

O governador Wellington Dias (PT) recebe na manhã de hoje (03) no Palácio de Karnak a visita dos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), e do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) para tratar sobre o Matopiba, região agrícola que compreende áreas nos três estados e mais a Bahia, tida como uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil. 

Marcada para às 10h, a reunião acontece no Salão Azul do Palácio e conta com a presença de deputados e secretários dos três estados. Na ocasião, os governadores vão conceder uma entrevista coletiva para falar sobre as deliberações do encontro. No mês passado, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu (PMDB-TO) visitou os quatro estados para lançamento da Agência de Desenvolvimento do Matopiba que tem o objetivo de criar condições técnicas para acompanhar o crescimento do agronegócio na região. 

O Secretário de Desenvolvimento de Rural do Piauí, Francisco Limma, participará do encontro e reforça que a criação da Agência tem como objetivos atuar de forma articulada nas áreas da infraestrutura, desenvolvimento econômico e ambiental. Devem ser beneficiados pequenos, médios e grandes agricultores, por meio da criação de condições para o desenvolvimento integrado e sustentável nestas Unidades da Federação. 

O Plano de Desenvolvimento visa impulsionar o econômico agrícola da região, abrangendo grandes e pequenos produtores, de forma sustentável e integrada. No Piauí, cerca de 2 mil produtores rurais serão beneficiados com o Plano. 33 municípios piauienses compõem a área de 8 milhões de hectares de terras do Matopiba no Estado. A Agência tem o objetivo de cuidar da infraestrutura necessária para viabilizar o crescimento do agronegócio na região. 

Aproveitando a visita ao Piauí, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), vai realizar uma visita ao Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para conhecer o modelo de Parceria Público-Privada responsável por oferecer tratamento multidisciplinar fisioterápico para deficientes físicos, auditivos, intelectual e doenças do Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Fonte: Jornal O Dia

Facebook