Por José Maria Barros
Por entender que a instituição pode colaborar na segurança pública, a vereadora Maria de Fatima Lacerda de Sá Barros (PSDB), solicitou a Prefeitura de Picos à criação da Guarda Municipal. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo e, uma cópia enviada ao prefeito Kléber Eulálio para adoção das medidas necessárias.
Em discurso na Câmara Municipal de Picos, a vereadora defendeu a sua iniciativa. “Propomos isso porque sabemos da violência que campeia no Brasil e Picos não é diferente. E essa instituição pode ser criada para colaborar na segurança publica, utilizando-se do poder de polícia delegado pelo município através de leis complementares” – justificou a parlamentar.
Fátima Sá lembra que a sua proposta está assegurada pela Constituição da República através do art. 144.§ 8º. Lá diz que os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção dos seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Outros requerimentos
Outros requerimentos de autoria da vereadora Fátima Sá (PSDB) também foram aprovados pela Câmara. Dentre os quais um que ela cobra da Eletrobras Distribuição Piauí, que faça a ampliação do espaço físico e do número de servidores do Escritório Local. E dessa forma possa prestar um melhor atendimento à demanda da população, que anda reclamando bastante da qualidade do serviço.
Fátima Sá também solicitou ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-PI) e ao prefeito de Picos, que façam o recapeamento asfáltico na avenida Doroteu Neres, no trecho que liga a BR-316 a BR-407, no bairro Paraibinha.