Matéria / Geral

"Objetivo é atualizar inquéritos e enviar para a justiça", diz Fábio Abreu sobre vinda dos policiais civis da Força Nacional

Atualmente, o sistema de Segurança Pública do Piauí possui uma média de mil inquéritos e 500 laudos necessitando de atualização.

22/07/2015 | Edivan Araujo
/

Na manhã desta quarta-feira (22), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o secretário de segurança pública do Estado, Fábio Abreu, para falar sobre a vinda de policiais civis da Força Nacional para Teresina. Inicialmente, a equipe atuará na atualização de inquéritos e laudos que estão atrasados. Atualmente, o sistema de Segurança Pública do Piauí possui uma média de mil inquéritos e 500 laudos necessitando de atualização.

De acordo com o secretário, o processo de deu pela necessidade já que ao longo do tempo o Estado tinha uma quantidade excessiva de inquéritos atrasados. “Ao termos conhecimento de que a Força Nacional tem um lado da parte da polícia civil que também faz esse trabalho, o governador Wellington Dias solicitou esse apoio e foi prontamente atendido pelo ministro José Eduardo Cardoso. A partir de segunda-feira nós já contamos com o trabalho desses policiais no nosso Estado”, afirmou.
“Nós temos o lançamento do pacto pela redução dos homicídios fazendo frente a esse problema no que se refere a prevenção, o enfrentamento, e nós entendemos que aqueles  crimes que já aconteceram tem prioridade para serem elucidados ou que sejam concluídos esse inquéritos. Para isso veio a equipe completa, e vão se finalizar com mais rapidez. O objetivo é atualizar esses inquéritos que já estão atrasados e enviar para a justiça”, destacou o secretário.

Ainda segundo ele, o destino dos policiais fica por conta da corregedoria que vai avaliar qual a área que tem mais deficiência e inquéritos atrasados. Sobre a questão das promoções dos policiais civis do Piauí, o secretário afirmou: “É uma grande preocupação e eu sempre conversei com o delegado geral para que se fizesse um levantamento e nós descobrimos que tinha um processo de promoções no Palácio de Karnak ainda dos governos anteriores e estava parado. Então nós procuramos conversar com o próprio governador para que esse atraso fosse corrigido e já foi publicado no Diário Oficial a promoção de 276 policiais entre delegados, agentes, escrivães e peritos e para nós é um prazer ter essa participação na realização profissional e pessoal desses policiais”, declarou.

Fonte:Meio Norte

Facebook