Na manhã desta quinta-feira (27/08), os prefeitos do Piauí se reunirão frente à Assembleia Legislativa para entregar aos deputados estaduais um documento comprovando a situação financeira dos municípios.
De lá, o grupo fará uma passeata até o Palácio de Karnak, onde se encontrarão com o governador Wellington Dias, que já afirmou que pretende encontrá-los para tentar encontrar soluções para os problemas apresentados pelos prefeitos.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, falou à reportagem do programa Notícia da Manhã de hoje sobre o intuito da passeata.
"Estamos aqui na Assembleia para entregar um documento para os deputados mostrando a situação dos municípios. Tem a questão da seca que atrasa, tem o atraso de algumas coisas do estado, como escolas, a saúde, que não é dessa gestão mas o estado está nos devendo. O governador vai nos receber a partir das 10:30 da manhã no Palácio de Karnak e de lá vamos nos juntar para a questão dessa temática dos royalties do petróleo. É mais uma busca de unir forças para enfrentar a crise", afirmou ao jornal.
O principal motivo para o protesto é a queda do Fundo de Participação dos Municípios, que faz com que algumas prefeituras corram o risco de não conseguir cumprir com a folha salarial. Os prefeitos pretendem ainda chamar a atenção dos deputados federais e mostrar a real situação dos municípios do Piauí.
Fonte:180graus